A vaca atolada pode ser considerada um patrimônio tipicamente brasileiro e em especial mineiro. Diz a lenda que os tropeiros que partiam do Vale do Paraíba em São Paulo e levavam o gado para Minas Gerais pela Serra da Mantiqueira durante o século XVII criaram esse prato. Nos dias frios e chuvosos o gado atolava e esse era o momento de parada do comboio para alimentação da tropa. E com isso ficou o nome vaca atolada.
Porém vale lembrar que os tropeiros carregavam carne seca ou preservada em banha para sua alimentação e a costela bovina tipicamente usada na receita não fazia parte dessas carnes. Portanto é bem possível que essa lenda não passe de uma lenda mesmo.
Seja como for o prato é forte e muito gostoso, capaz de alimentar verdadeiramente um trabalhador como um tropeiro.
Tradicional em todo Brasil essa receita é preparada principalmente com costela bovina e mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim. O tempero não varia muito e o gosto de cada um é a regra. Mais recentemente começaram a aparecer variações mais importantes como usar outras carnes (acém, coxão duro) e batatas, abóboras, chuchu. Na minha opinião você pode fazer e acredito que ficam deliciosas mas já não são mais receitas de vaca atolada.
Hoje trouxemos cinco opções com poucas variações em temperos. Sobretudo a versão na churrasqueira talvez seja a mais diferente de todas. Acompanhe e assista aos vídeos pois muitas dicas aparecem enquanto preparam a receita.
Vaca atolada mineira original, com um “tempero mineiro” que você nunca viu
O Canal Receitas do Will sempre traz receitas típicas brasileiras. É um representante especial de nossa cultura gastronômica. Sua receita de vaca atolada tem alguns segredinhos especiais que ele só conta no vídeo.
Ingredientes da vaca atolada:
- 1,500kg de mandioca;
- 1,500kg de costela de boi bem carnuda;
- 2 cebolas picadas;
- 2 tomates picados;
- 3 folhas de louro;
- 1 colher bem cheia de alho picado;
- 2 colheres de molho inglês;
- Água o suficiente para cobrir;
- Cheiro verde a gosto.
Modo de preparo:
Assistir ao Will cozinhando vale até pela diversão. Muito alegre e simpático ele prepara a receita da vaca atolada com alguns toques próprios. Fique atento porque na lista de ingredientes que ele disponibilizou só tem o básico. Faltam alguns detalhes que fazem diferença no final.
Receita fácil de vaca atolada
A Larissa do Canal Amante do Fogão traz a receita da vaca atolada feita de forma a aproveitar bem o sabor da carne mas com algumas poucas diferenças da receita anterior. Vale a pena experimentar!
Ingredientes:
- 1kg de costela bovina cortada;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- 1 cebola picada;
- 4 dentes de alho picados;
- 1 taça de vinho branco seco ou cerveja;
- 4 tomates picados sem pele;
- 1 ramo de alecrim;
- 1 folha de louro;
- 700g de mandioca em pedaços;
- Cheiro-verde a gosto.
Modo de preparo da vaca atolada:
Como tantos chefs, sobretudo as principais dicas sempre acontecem durante o preparo e com a Larissa não é diferente. O destaque esta nas opções de usar vinho branco ou cerveja no preparo para ganhar sabor e dar maciez a carne. Assista para mais dicas legais.
Vaca atolada no disco de arado
O Canal Churrasqueadas já é um clássico aqui no site e o Zé é o rei da simpatia com toda certeza. Ele traz nesse vídeo uma vaca atolada feita de modo bem diferente. Os ingredientes são os tradicionais, nada de novo. A novidade principalmente está no disco de arado.
Ingredientes da vaca atolada:
- 3kg de costela bovina;
- 1 cabeça de alho;
- Pimenta do reino;
- Fio de azeite;
- Sal;
- 1 cebola;
- Papel Celofane;
- 3 tomates;
- Água;
- Pimenta calabresa;
- Páprica;
- 1 kg de mandioca;
- Pimenta biquinho;
- Cheiro verde.
Modo de preparo:
Para quem curte uma churrasqueira e estiver a fim de uma novidade vai precisar de um disco de arado e do papel celofane para conseguir preparar essa receita. Primeiramente se prepara a carne embrulhada no celofane e isso demora um bom tempo, pelo menos duas horas. Só ai é que entra em cena o disco de arado para fazer o molho e cozinhar tudo junto. Mas vale a espera!!
A melhor vaca atolada que eu já comi
O Canal Receitas de Pai tem uma série chamada Lá na Roça onde o Diego prepara receitas tipicamente do interior do Brasil. Desta vez a estrela é a vaca atolada. E acredito que esssa seja a receita mais simples de todas aqui. Preparada no fogão alenha.
Ingredientes da vaca atolada:
- 1 e 1/2 kg de costela;
- 1 kg de mandioca;
- 5 dentes de alho;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- Paprica doce a gosto;
- 1 cebola picada;
- Salsinha e cebolinha a gosto.
Modo de preparo:
O Diego reforça a importância de refogar a costela antes de tudo no preparo. Isso dará cor a carne, deixará aquela crosta rica em sabor que será compartilhada com a mandioca. Repare também que o tempo de cozimento da panela de pressão no fogão a lenha é bem diferente. Cuidado!!
Vaca atolada
Se você está na correria e quer aprender a fazer essa receita, este vídeo da Zaffari é pra você. Em menos de 2 minutos ele mostra tudo que é importante saber. É claro que não tem aquelas dicas que amamos que os chefs nos dão mas rezolve e passa a lição muito bem.
Ingredientes:
- 800 g de costela bovina;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 700 g de mandioca;
- Azeite de oliva a gosto;
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- 2 tomates;
- 15 ml de vinagre;
- 1 l de água;
- Salsinha fresca a gosto.
Modo de preparo da vaca atolada:
O melhor nesse caso é você realmente assistir ao vídeo. É muito rápido e eficiente. Tudo aparece escrito na tela. A diferença principal dos anteriores, além do tempo é claro, é mostrar a costela em corte pois as anteriores já estavam cortadas. O uso do vinagre também é um diferencial.
Conclusão
Principalmente achei estranho que em nenhuma das receitas que pesquisei, incluindo estas publicadas, os chefs falam sobre a mandioca. Então vamos lá, com algumas dicas importantes.
A melhor época da madioca é o inverno, as melhores colheitas estão nesse período. Mas você pode encontrar boas mandiocas em outras épocas mas terá de ser mais cuidadoso.
Quebre a raiz e veja se o miolo esta bem limpinho, sem manchas e de cor apropriada, braco ou amarelo dependendo a variedade da mandioca. Separe a casca do miolo com os dedos e se sair com facilidade mostra que está com a umidade certa para o cozimento.
Depois de descascar a mandioca coloque em água para não escurecer e deixar um aspecto estranho até o momento de usar.
E agora que já vimos as dicas sobre a mandioca que tal algumas sugestões semelhantes para você provar. Temos aqui um delicioso escondidinho de carne seca ou o picadinho de carne. Para acompanhar a vaca atolada uma bela farofa daquelas de Natal.