O tiramisù está entre as sobremesas mais famosas do mundo. O nome deriva do italiano “tira mi sù” que pode ser traduzido por “puxa-me para cima” ou “eleva-me”. Provavelmente o nome foi escolhido por causa da leveza dos ingredientes. Quase tudo é batido em batedeira e aerado.
Não é uma das receitas mais simples de se fazer, do tipo joga tudo na panela e cozinha, é preciso paciência, cuidado e capricho para ter sucesso.
Primeiramente temos o mascarpone que não pode ser substituído por outro queijo ou creme qualquer. Nenhum outro ingrediente chegará no sabor e textura adequados de um tiramisù. Além disso o mascarpone é caro e tem pequeno prazo de validade. Você pode fazer seu próprio mascarpone aprendendo com a gente.
Em segundo lugar temos as questões com os ovos. Muita gente reclama do cheiro ou gosto de ovo que percebem em alguns tirtamisùs por ai. Pois é, existem muitos mitos e pouca verdade em torno disso. Em outras palavras, não é a gema, como muitos acreditam, que deixa o cheiro de ovo e sim a clara. Para evitar isso prefira usar o merengue suíço que você verá nas receitas aqui.
Enfim, se estiver disposto a investir um pouco de paciência, capricho e amor na sua sobremesa, o tiramisù lhe recompensará com um sabor magnífico e leveza incomparável.
O verdadeiro tiramisù italiano
A Sandra Dias, uma cake designer de primeira linha, dá uma verdadeira aula de tiramisù italiano onde ela inclui não só a receita em si mas também todo o conhecimento necessário para sua produção com dicas especiais. Até mesmo a assadeira que ela usa é diferenciada e a ideia é ótima!
Ingredientes do tiramisù:
- 100 g Clara de ovos;
- 100 g Açúcar (divididos em 2 potes de 50 g cada);
- 03 Gemas de ovos;
- 120 g Creme de Leite fresco 35% gordura;
- 200 g Queijo Mascaropone;
- 200 ml Café coado sem açúcar;
- 20 ml Licor de café (opcional);
- 01 Pacote de Bolacha Champagne;
- 10 g Cacau em pó.
Modo de preparo:
Principalmente repare que os ingredientes do tiramisù não são especiais ou difíceis de encontrar, com exceção do mascarpone talvez mas você tem a opção de fazê-lo. Além disso, preparar o merengue suíço de forma adequada resolverá o possível problema om os ovos. Finalmente o tempo de geladeira para chegar a textura e firmeza corretas é fundamental. Assista ao vídeo completo pois é uma verdadeira aula que vai além da própria receita.
Receita tiramisu
Uma receita espetacular preparada em conjunto entre Beca Milano e Olivier para programa de TV. Aqui não há muitas explicações técnicas mas você as verá em todo o vídeo, até o preparo do biscoito savoiardi ou bolacha champanhe como muitos conhecem. Vale a pena assistir pois o resultado é maravilhoso.
Biscoito Savoiardi:
- 4 ovos;
- 280 g de açúcar;
- Essência de baunilha;
- 320 g de farinha de trigo;
- Açúcar de confeiteiro;
- 100 ml de café;
- 50 ml de conhaque para umidificar o biscoito.
Creme de Mascarpone:
- 8 gemas;
- 300 g açúcar;
- 600 g queijo mascarpone;
- 10 g gelatina hidratada e derretida;
- 200 g creme de leite fresco batido em ponto de chantili;
- Cacau em pó o quanto baste.
Modo de preparo:
O grande destaque desta receita está na montagem espetacular, mas muito simples, que eles fazem. Além disso a receita do biscoito savoiardi é um charme a parte e que podemos usar em outras receitas onde ele aparece. Principalmente repare que eles não usam o merengue mas chantili bastante aerado.
Meu TIRAMISSU! O clássico pavê italiano! Entreguei técnicas que aprendi nas cozinhas do mundo
O Thiago Castanho prepara a receita tradicional do tiramisù com algumas dicas importantes que ele aprendeu com chefs renomados, inclusive franceses. Ele apresenta algumas diferenças das receitas anteriores e o destaque fica sobretudo por conta do uso generoso do conhaque nacional.
Ingredientes do tiramisù:
- 50 g de açúcar;
- 5 colheres de conhaque ou brandy ou marsala;
- 5 gemas;
- 5 claras;
- 50 g de açúcar;
- 1 xícara de café forte frio;
- 1 colher de açúcar;
- 1 dose de brandy;
- 30 unidades de biscoito champanhe;
- 400 g de mascarpone.
Modo de preparo:
Embora a receita seja de tiramisù você aprenderá a fazer o zabaione, uma outra receita italiana feita com gemas de ovo, conhaque e açúcar. Ela é parte do creme final da nossa receita. Fica também muito evidente nesse vídeo do Thiago a diferença de textura antes e depois de ficar na geladeira.
Tiramisu econômico e fácil na travessa!
Esta é realmente uma versão econômica do tiramisù preparado pela Isamara Amâncio. Sinceramente, tenmho minhas dúvidas se verdadeiramente vale a pena essa economia. Principalmente o uso do cream cheese no lugar do mascarpone muda demais o sabor. O cream cheese é muito mais salgado e azedo do que o mascarpone. E nem uma cachacinha ela coloca?? (rs)
Ingredientes do tiramisù:
- 4 gemas;
- 1/2 xícara (chá) de açúcar;
- 200 g de cream cheese;
- 1 xícara (chá) de chantili (medir antes de bater);
- 300 g de biscoito champanhe;
- 1 colher (sopa) de cacau em pó 100% para polvilhar;
- 2 colheres (sopa) rasas de café solúvel;
- 1 xícara (chá) de água filtrada ou fervida.
Modo de preparo:
Não vou dizer que a sobremesa ficou ruim. Mas, na minha opinião, não é mais um tiramisù pois as alterações descaracterizaram demais a receita. Por outro lado, como a Isamara prometeu, o custo final realmente fica menor se usar esses ingredientes.
Conclusão
Ainda acredito que existem receitas que não se pode mexer ou adequar demais pois acabam desfiguradas e o tiramisù é uma delas. Entendo também que nem sempre dá pra se gastar demais numa simples sobremesa mas também é possível baratear fazendo seu próprio mascarpone, por exemplo.
Um detalhe importante que ninguém informa é que o cacau que vai sobre o tiramisù, aquele do final, deve ser colocado após a receita ter gelado. O cacau em pó quando fica na geladeira por muito tempo exposto dessa forma pode ter seu sabor e textura alterados e não fica gostoso.
Finalmente se quiser usar uma forma alta mas sem fundo removível para montar a sobremesa, você pode usar papel-manteiga para forrar. E para aprender a fazer o zabaione que algumas receitas indicam veja nosso artigo. Ou se preferir usar o cream cheese no lugar do mascarpone aprenda a fazer em casa.
Quer ver outras opções deliciosas como essa para a sua sobremesa? Temos o cheesecake também com queijo cremoso, a panna cotta italiana, o delicioso bolo floresta negra, o bolo alagado, o pavê de chocolate, o bolo prestígio e ainda a torta holandesa. Difícil de escolher, não é mesmo?