Coxinha

Coxinha em 17 versões maravilhosas

A coxinha é um dos salgados mais populares em festas, botecos, padarias, cafés e lanchonetes. Por isso é uma das grandes opções para quem faz salgados para vender.

Aliás diz a lenda que a coxinha surgiu no ABC paulista. Para alimentar os trabalhadores das montadoras era preciso comida de baixo custo. Os ambulantes das portas das fábricas por causa disso criaram a coxinha como conhecemos hoje.

Atualmente a coxinha guarda seu nome simplesmente por causa do formato. O recheio de frango desfiado foi incrementado, modificado, substituído e variado. Portanto decidimos trazer uma coleção de receitas com recheios diferentes para você experimentar ou até mesmo variar seus produtos.

Cursos de Culinária

Sobre as massas

Coxinha de frango com massa de trigo

Essa é a receita mais tradicional de coxinha de frango. Para ter um sabor acentuado de frango o segredo é preparar um caldo de frango antes e usá-lo no preparo da massa e do recheio. Capriche no tempero e você terá uma coxinha de sucesso.

Massa de mandioca

Esta versão da massa feita de mandioca pode ser preparada para qualquer recheio. Assim como a anterior, deve ser preparada com um bom tempero para realçar o sabor. É uma massa um pouco mais mole para trabalhar.

Massa de batata

A massa com batata traz uma textura diferente a coxinha. Fica mais macia e além disso com uma casquinha mais interessante depois de frita. Contudo essa receita tem seus segredos para ficar saborosa e macia.

Massa de batata doce

Certamente pode ter passado por você a ideia da massa de batata doce, já que falamos da batata comum. Assim como a batata comum, a doce também deixa a massa mais leve e macia. Porém a batata doce é mais seca deve ser trabalhada um pouco mais. Confira!

Massa de milho

Nesta receita o milho é o destaque. Antes de tudo você vai precisar de milho em conserva e também de farinha de milho. Certamente é uma massa não muito comum para as coxinhas mas vale a pena experimentar. Você se surpreenderá!

Massa de abóbora

Você vai cozinhar a abóbora como se fosse fazer um doce, mas não tempere. Prefira cozinhar no vapor. Depois de amassá-la você preparará a massa caldo de carne, manteiga, sal pimenta e a farinha de trigo para engrossar. Uma gema de ovo dá o toque final dessa massa de coxinha.

Coxinha
Coxinha

Sobre os recheios

Coxinha de frango com catupiry (requeijão)

Este é um sabor bem tradicional paulista. Acima de tudo um verdadeiro sucesso nos botecos e até nas pizzarias paulistanas. O catupiry vai misturado ao frango desfiado. Portanto na montagem feche com cuidado para não vazar na fritura. Dica nossa: você pode substituir o catupiry por requeijão.

Mini coxinha de presunto e queijo

Aqui os destaques são os frios. Presunto e queijo são uma dupla de sucesso em muitos recheios. Do mesmo modo fazem uma coxinha de qualidade também. Por outro lado essa receitas faz as ideias borbulharem. Pense em substituir o presunto e muçarela por peito de peru, salame, provolone, cheddar, gorgonzola e tantos outros frios.

Coxinha de palmito e azeitona (vegana)

Este é mais um sabor popular nos botecos. Quem nunca parou pra comer uma coxinha de palmito por ai? Certamente é uma experiência prazerosa. Esta receita com recheio refogado de palmito e azeitona é completamente vegana. Mas acho que qualquer um come.

Coxinha de calabresa

O destaque fica por conta da calabresa. Uma vez que o recheio pode ficar um pouco seco, a receita acrescenta tomates, ervas frescas e um toque de requeijão. Uma ótima receita para o pessoal do faça e venda.

Coxinha de pernil

Além de deliciosa essa receita é popular como aproveitamento. Com efeito, sobrou pernil da festa, do churrasco, use para fazer um recheio de primeira. O pernil deve ser desfiado assim como se faz com o frango. Os temperinhos típicos para porco aqui vão bem. Mais uma opção faça e venda.

Coxinha de carne seca

A carne seca vai muito bem com massa de abóbora, batata tanto quanto mandioca. Com toda certeza você já sabe que a carne seca terá de ser demolhada, cozida e desfiada. Cebola, alho, pimentões e um toque de requeijão completam esse recheio da coxinha.

Coxinha de carne moída

A coxinha de carne moída é uma das mais simples de se preparar. Refogue a carne como você faz normalmente e use como recheio. Em seguida prepare a massa com cal de carne para ganhar em sabor.

Coxinha de camarão

Eventualmente um outro sucesso do faça e venda. Esta receita que separamos tem um toque baiano, lembra igualmente a moqueca. Se preferir pode não usar os ingredientes típicos como o óleo de dendê e o leite de coco. Mas vai estar perdendo muito em sabor.

Coxinha vegana de soja e palmito

A massa dessa coxinha é a simples de batata. O recheio, por outro lado, é uma delícia de proteína texturizada de soja e palmito. Refogado e bem temperado esse recheio fará sucesso numa festa com essa opção vegana.

Coxinha doce de churros

Praticamente um churros em formato de coxinha. Mas é uma ótima opção para festas que surpreenderão os convidados. O recheio é de doce de leite mas você já deve estar imaginando tantas outras coisas, não é mesmo?

Coxinha doce com coco

Além do recheio de coco essa receita de coxinha vale a pena para aprender a massa doce. Um pouco diferente das usadas por ai. O recheio é semelhante ao beijinho tradicional.

Em conclusão

Como você pode ver, a coxinha de frango lá das portas de fábrica do ABC paulista não é mais a mesma. Por outro lado ganhou muito em sabor e experiência.

Se você trabalha com a coxinha para vendas, seja diretamente em seu estabelecimento ou por encomenda, caseira, estas receitas são valiosas. Portanto guarde e aproveite para criar suas próprias receitas. Aliás, a sua criatividade é a alma do seu negócio.

Quer outras sugestão de salgado para você? Que tal o croquete de carne moída, o kibe frito, o bolinho de milho ou o bolinho de arroz… igualmente deliciosos, separamos algumas receitas deliciosas. E a esfiha aberta que todo mundo gosta? Deliciosa, não é mesmo.

Para lhe ajudar com as coxinhas

Rolar para cima