Maionese vegana é o nome dado a uma série de receitas alternativas a maionese tradicional feita com ovos ou leite. É uma busca por um creme mais saudável. Porém o óleo nem sempre fica de fora, mesmo que a gordura não esteja claramente a vista, como o caso do abacate. Principalmente por serem alternativas o nome maionese nem sempre parece ser o melhor. Fique à vontade em se referir a elas como cremes ou molhos apenas.
s versões mais conhecidas fazem uso de leite vegetal ou algum legume rico em amido. Trouxemos estas duas mas também outras opções para você escolher. Fique atento aos temperos pois variam muito e acima de tudo devem agradar ao seu paladar. Separe seus temperos favoritos aqui e faça uso deles.
Um bom liquidificador ou mixer é essencial para o sucesso dessa receita. Não dá para criar uma emulsão (mistura de óleo e outros ingredientes) sem bater muito e forte os ingredientes.
3 ideias de maionese saudável para o dia a dia
O Canal Plantte é um sucesso entre os vegetarianos. Ela traz aqui 3 opções diferente de maionese vegana que vão te surpreender. Certamente você não deve conhecer uma delas!! Assista ao vídeo para os detalhes.
Maionese vegana de castanha-de-caju:
- Castanhas-de-caju: Principalmente eu gosto de usar castanhas-de-caju cruas (nome comercial) por serem mais neutras, porém, caso você só tenha acesso a castanhas torradas, pode usar que elas funcionam aqui também.
- Limão e vinagre: Sobretudo trazem acidez para a maionese, deixando o preparo mais especial.
- Azeite de oliva: Ajuda a temperar a maionese e fornece um pouco mais de cremosidade.
- Temperos: Sal, alho em pó, mostarda amarela em pó e, opcionalmente, levedura nutricional em flocos.
De abacate:
- Abacate: Recomendamos o uso do abacate do tipo avocado ou hass. Ele tem menos água em sua composição e, por isso, é mais cremoso. Porém, caso você não tenha acesso ou ele seja muito caro onde você mora, use tranquilamente o abacate que tiver disponível.
- Limão: Principalmente traz acidez, intensifica os sabores dos outros ingredientes e, de bônus, ainda ajuda a manter nossa maionese bem verdinha por mais tempo.
- Temperos: Sal, pimenta-do-reino e mostarda.
De tofu, coentro e limão:
- Tofu: O tofu é a nossa base. Ele é responsável por dar volume e cremosidade ao preparo, ao mesmo tempo em que fornece bons nutrientes. Também faz com que a quantidade de óleo na receita possa ser reduzida, tornando o preparo mais leve e saudável.
- Azeite de oliva: É a gordura da receita. Recomendo que você dê preferência para ele nessa receita, pois deixa o sabor mais especial.
- Coentro: Responsável pelo principal sabor da maionese. Usamos o coentro fresco, com folhas e talos (onde você encontra a maior concentração de sabor).
- Limão: Forma uma dupla incrível com o coentro, traz acidez para a maionese e, ainda, ajuda na conservação. Eu gosto de usar o limão do tipo tahiti, mas qualquer um serve.
- Sal e pimenta-do-reino: Temperos que potencializam o sabor dos outros ingredientes.
Modo de preparo da maionese vegana:
Eventualmente você pode ter se perguntado: “Mas é só isso?”. A resposta é sim! Muito simples de preparar e não há razão para você continuar consumindo aquelas maioneses industrializadas e cheia de conservantes estranhos.
Maionese deliciosa de linhaça, poucos carboidratos e vegana
A nutricionista Patrícia Leite tem um Canal muito rico em receias saudáveis, que ajudam a emagrecer e ainda àqueles que possuem algum problema alimentar. Um grande sucesso no Youtube. Desta vez ela prepara uma maionese vegana a base de linhaça. Experimente pois você certamente irá gostar.
Ingredientes da maionese vegana:
- 1/2 xícara de sementes de linhaça hidratada em 1 xícara de água;
- Suco e casca de 1/2 limão siciliano (Lima da Pérsia);
- 1/4 de xícara de chá de azeite de oliva extra virgem;
- 1 dente de alho;
- Salsinha fresca, tomilho seco, sal e pimenta do reino à gosto.
Modo de preparo:
De fato poucos ingredientes, muito fácil e rápido de preparar. Isso não quer dizer que não tenha seus segredinhos. Enfim, acompanhe o vídeo e veja os detalhes e também a importância de cada ingrediente dessa receita.
Maionese sem ovo rápida e fácil
O canal é do Mohamad Hindi mas quem prepara a receita é o Rafael Ribas, da equipe do Mohamad e vegetariano. Muito boa como todas as receitas do Mohamad mesmo. Prática de preparar e você pode até usar os ingredientes do mercado mesmo.
Ingredientes:
- 1 xícara de leite de soja;
- 1 xícara de óleo;
- 2 colher de mostarda;
- 1 limão taiti;
- 3 dentes de alho assado;
- Sal.
Modo de preparo da maionese vegana:
A base fica por conta do leite de soja que o Ribas preparou em outro vídeo mas você pode usar do mesmo modo o pronto de supermercado. Mas fale a verdade, preparar o seu é mais gostoso. O óleo você pode escolher aquele que mais lhe agrade lembrando que sobretudo o sabor modificará seu molho.
Maionese vegana (feita com aquafaba)
Você deve estar se perguntando como a maionese vegana é preparada com aquafaba, ou melhor, o que é essa tal de aquafaba? Enfim, aquafaba é a água do cozimento do grão-de-bico, muito usado na cozinha vegetariana. Essa água contém muitos nutrientes e sabor.
Ingredientes:
- 1/2 xícara de aquafaba concentrada (caseira ou de caixinha);
- Óleo de girassol (aprox. 350ml);
- 1 colher de chá de orégano;
- 1 colher de chá de cebola em pó;
- 1 colher de chá de mostarda;
- 1/2 colher de chá de sal (coloque a gosto).
Modo de preparo:
Esta talvez seja a versão com mais óleo na receita. Portanto escolha bem o que vai usar. Na receita ela usa o óleo de girassol mas você pode substituir por canola por exemplo para ficar um pouco mais saudável.
Maionese vegana de inhame
Esta é a versão onde o amido é o principal ingredientes. Sem dúvida o inhame é uma ótima opção para isso pois é mais saldável do que usar batatas. Como o inhame já fica cremoso a quantidade de gordura (óleo) usada aqui é pequena. Pense bem pois essa pode ser uma escolha maravilhosa.
Ingredientes:
- 1 xícara de cubos de inhame;
- Metade de uma cebola média;
- 1 dente de alho;
- Suco de meio limão pequeno;
- 2 colheres de chá de mostarda;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo da maionese vegana:
Como todas as outras receitas anteriores o mixer ou liquidificador é seu melhor parceiro aqui. Os temperos também podem ser substituídos por aqueles que você mais gosta lembrando que devem harmonizar com o inhame que tem seu sabor não muito intenso mas próprio.
Conclusão:
Esse molho cremoso, levemente ácido, pouco salgado e que aceita vários tipos de temperos tem sido um coringa na cozinha do mundo todo. Em nosso caso aqui eu nem chamaria de maionese já que esse nome se refere principalmente a emulsão de ovos e óleo.
Aliás, falando em óleo, há muitas polêmicas em torno deles e sobre qual é o melhor para cozinhar. Deixo aqui o link de uma matéria muito boa e completa da endocrinologista Dra. Daniele Zaninelli que explica bem sobre os óleos de cozinha e suas diferenças.
Caso você esteja em busca de receitas vegetarianas, podemos sugerir o escondidinho de beterraba e legumes ou então a salada arco-íris com arroz de couve-flor. Ambas muito diferentes do que você anda vendo por ai, não é mesmo?
Por outro lado se você procura por opções de molhos temos 7 versões de molhos para salada ou então um molho tártaro que você pode até preparar com a maionese vegana.