Feijoada é o nome dado a uma receita portuguesa, criada no norte de Portugal, um guisado de feijão com carnes e alguns legumes. Lá normalmente usam o feijão branco ou o vermelho. Eventualmente chouriço e morcela são usados.
Obviamente os portugueses levaram essa receita deliciosa por onde andaram. Praticamente todos os países lusófonos têm suas versões de feijoada. A versão brasileira é conhecida pelo mundo como feijoada à brasileira.
Diz a lenda que a feijoada se popularizou no Brasil pelos escravos que faziam uso dos restos dos porcos que os senhores descartavam como o pé, orelha, rabo entre outros. O feijão preto é usado por ser mais popular por aqui.
Com o passar do tempo a receita foi aprimorada e caiu no gosto de toda população. Carnes mais nobres foram adicionadas, linguiças e paio, assim como carne seca. Além do arroz branco acrescentou-se a farofa, a couve refogada, rodelas de laranja e até mesmo um ovo frito.
Separamos 5 mestres com suas dicas especiais para uma feijoada completa, saborosa e na medida certa para o número de pessoas na refeição.
A melhor feijoada do mundo – Feijoada completa
O Diego, do Canal Receita de Pai, prepara essa receita de feijoada completa mineira junto com a mãe. Certamente aquela típica feijoada caseira que todo mineiro adora. Receita de família é sempre uma delícia.
Ingredientes da feijoada:
- Feijão preto – 800 a 1Kg;
- Pé de porco – 500g;
- Costelinha de porco – 500g;
- Carne seca – 400g;
- Linguiça calabresa – 200g;
- Paio – 200g;
- Bacon – 200g;
- 5 dentes de alho;
- Folhas de louro a gosto;
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
Esta é a receita de maior sucesso na internet. Repare que o Diego prepara as carnes separadas do feijão inicialmente. Depois de macias as carnes, junta-se o feijão e tudo é cozido por um tempo. Acompanhe o vídeo para ver todas as dicas, pois são muitas.
Como fazer a feijoada perfeita (10 dicas)
Você é daqueles que gostam de um churrasco mas quer aprender a fazer uma boa feijoada? Pois então você encontrou um grande parceiro nesse vídeo do Canal Churrasqueadas. São 10 dicas excelentes para quem quer preparar uma boa feijoada, mesmo que não seja na churrasqueira.
Ingredientes da feijoada:
- 2 kg feijão preto;
- 1 colher de sopa de banha de porco;
- 750g de bacon;
- 750g de linguiça fina;
- 1 kg de lombo defumado;
- 500g de paio;
- 500g de linguiça calabresa;
- 800g de pé, rabo e orelha de porco;
- 1 kg de costelinha;
- 700g de carne seca;
- 1 maço de cheiro verde;
- 1 cabeça de alho;
- 2 cebola;
- Folhas de louro;
- Pimenta calabresa a gosto;
- Cominho a gosto;
- Páprica a gosto;
- Sal a gosto;
- Pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, tenha paciência. Esse é um preparo de 3 horas. Feita a moda antiga onde praticamente tudo é preparado em uma única panela. As dicas são imperdíveis, portanto acompanhe o vídeo para aprendê-las.
Feijoada completa deliciosa passo a passo
Uma feijoada completa e deliciosa que a Isamara Amâncio ensina em seu canal. Os ingredientes não são muito diferentes dos anteriores, afinal a feijoada já tem seus itens consagrados e de sucesso. O destaque fica por conta do modo de fazer.
Ingredientes da feijoada:
- 110 gramas de paio defumado;
- 190 gramas de lombo de porco cozido e defumado;
- 150 gramas de linguiça calabresa defumada;
- 200 gramas de costela defumada;
- 120 gramas de bacon defumado;
- 600 gramas de carne seca (comprar 900 gramas se for tirar gordura e nervos);
- 500 gramas de feijão preto tipo 1;
- 3 folhas de louro;
- 6 xícaras (chá) de água;
- 2 colheres (sopa) de azeite, óleo ou banha de porco;
- 1/2 xícara (chá) de cebola ralada ou 1 cebola grande ralada;
- 100 gramas de bacon picadinho;
- 1 colher (sopa) de alho ralado ou picadinho;
- 1 xícara (chá) de água ou mais se precisar usar na hora do cozimento.
Modo de preparo e curiosidade:
Você viu que para tirar o sal da carne ela usa sal. Isto se chama OSMOSE. Como a quantidade de sal da água é maior que o sal da carne, é por isso que acontece a osmose. Portanto, Osmose é quando uma solução pouco concentrada vai em direção a outra solução mais concentrada através de uma membrana semipermeável. Aliás, assista ao vídeo e veja todos os detalhes e cuidados que a Isamara nos oferece.
Como fazer feijoada e aprender a calcular a quantidade certa por pessoa!
Um modo diferente de organizar o cozimento da feijoada. A Wilza prepara sua feijoada de modo peculiar. Os ingredientes são semelhantes às outras. Ela também fala das proporções de ingredientes por pessoa. Acompanhe.
Ingredientes da feijoada:
- 1 kg de feijão preto;
- 3 colheres (sopa) de alho triturado;
- 5 folhas de louro;
- 500g Pé de porco;
- 550g Orelha;
- 778g Linguiça;
- 500g Costelinha defumada;
- 500g Carne seca;
- 354g Bacon;
- Pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo:
Assista ao vídeo para ver como a Wilza prepara os ingredientes antes do cozimento com o feijão. Ela prepara também os ingredientes em ordem diferente da maioria. Muito interessante seu modo de fazer, pode ser que este seja o seu também.
A feijoada raiz do Underchef
Inicialmente a história da feijoada, ou o guisado português, é lembrada com detalhes e já vale assistir. A polêmica de deixar ou não o feijão de molho é lembrada e o chef guarda a água escura do feijão para ganhar cor. Interessante, não é mesmo?
Ingredientes da feijoada:
- 1kg de feijão preto;
- 2 linguiças calabresa;
- 2 paios;
- 150g de bacon;
- 1 pé de porco;
- 1 joelho de porco;
- 400g de rabo de porco;
- 300g de carne seca;
- 400g de costelinha suína;
- 300g de lombo suíno;
- 400g orelha suína;
- 1 cebola;
- 3 dentes de alho;
- 2 folhas de louro;
- 1 maço de salsinha.
Modo de preparo:
O modo de fazer aqui é cuidadosamente explicado passo a passo pelo Chef. O interessante é reparar o porquê ele usa parte das carnes defumadas e outras frescas. O tempero é feito junto e não acrescentado depois e assim ele faz seu próprio jeito de preparar a feijoada. Confira no vídeo.
Conclusão
Uma receita tipicamente brasileira que nos acompanha desde a chegada dos portugueses ao Brasil. Talvez os vegetarianos não apreciem mas acredito que quase todo o restante da população tem prazer em comer uma feijoada bem feita.
Os acompanhamentos tradicionais são o arroz branco, farofa, couve refogada, laranja, torresmo, vinagrete e tem quem goste de abacaxi. Mas o que não pode faltar é uma boa caipirinha. E se a feijoada pesar, porque as vezes a gente exagera mesmo (rs), você alivia com um bom suco detox.