O curau é uma receita muito simples, tipicamente brasileira, que juntou o pudim europeu com o mingau, uma bebida espessa dos índios tupis. Conhecido por todo o Brasil mas em alguns lugares com nomes diferentes. Mesmo sendo curau o nome mais popular em alguns ligares é conhecido como canjica, porém cria-se uma confusão com outra receita semelhante. A diferença está na variedade do milho usada. Para o curau o milho mais comum é o preferido. Mas se quiser ver a receita de canjica nós temos aqui no site também.
Basicamente a receita consiste em milho, leite (de vaca ou de coco), açúcar e canela para saborizar. O tempo de cozimento vai definir se ele será cremoso ou mais consistente para um corte. Algumas receitas modernas incluem outros ingredientes que você também pode gostar. Aliás são acréscimos muito bem vindos.
Separamos seis receitas muito simples e com ingredientes com poucas diferenças. Os destaques ficam para o ponto de cozimento e como vender. Acompanhe!
O melhor curau de milho – super cremoso
O Canal Receitas de Pai tem uma série muito bacana chamada Lá na Roça onde eles apresentam receitas típicas do Brasil feitas normalmente pelo interior do país. O destaque aqui fica para o uso de milho verde direto da espiga e o ponto cremoso do curau. Aliás feito em fogão a lenha.
Ingredientes do curau:
- 7 espigas de milho;
- 1 litro de leite;
- 2 xícaras de açúcar;
- Canela em pó a gosto.
Modo de preparo:
O trabalho maior fica por conta de cortar as espigas e separar o milho. Escolha espigas frescas, sobretudo por serem mais macias e terem maior umidade. Principalmente o cuidado para não grudar no fundo da panela merece atenção. A canela é opcional mas alguém consegue deixar de fora?
Curau de milho de latinha – cremoso e rápido de fazer
Assim como o título já informa, o Canal Culinária em Casa traz essa receita de curau feita com milho de latinha, desses que você encontra em qualquer supermercado. E é possível fazer um curau de qualidade com ele? Sim, é possível e eles vão mostrar todos os detalhes.
Ingredientes do curau:
- 1 l de leite;
- 2 latas de milho verde;
- 4 colheres de sopa de amido de milho;
- 1 colher de (café) de sal;
- 2 xicaras de açúcar 200 ml;
- 1 caixa de creme de leite 200 g;
- Canela a gosto.
Modo de preparo:
Como a chef lembra bem, o milho de latinha já é cozido e portanto não há necessidade de cozinhar por muito tempo para chegar ao ponto ideal do curau. Outra informação importante é de não descartar o bagaço pois tem utilidade para outras receitas, por exemplo um bolo de milho. Repare também que os ingredientes tem novidades.
Usei só 3 ingredientes – curau de milho de latinha
Esta é outra versão cremosa do curau, também feita com milho de latinha, porém o destaque fica por conta do uso de leite condensado. Muita gente procura ultimamente essa versão do curau. A Isamara Amâncio não poderia deixar de fora essa receita.
Ingredientes:
- 2 latas de milho verde 340 gramas (170 gramas cada lata peso líquido);
- 1 xícara (chá) de leite condensado (280g);
- 1/2 xícara (chá) de creme de leite (110g);
- 1/2 xícara (chá) de água (110ml).
Modo de preparo do curau:
A Isamara não coa o milho batido no liquidificador. A textura fica diferente e acho que você deveria experimentar também. Por outro lado se realmente quer bem lisinho terá que coar e neste caso ter um pouco mais de paciência pois o creme é mais denso aqui, ou então acrescente um pouco mais de água e de tempo no fogo.
Curau de cortar de milho verde
O Canal é o Dicas Dona Maria e ela dá uma verdadeira aula sobre o milho, como limpar a espiga e o total aproveitamento. Principalmente você tem que assistir! E diferentemente das outras receitas aqui o curau é de corte, mais durinho.
Ingredientes do curau:
- 7 espigas de milho verde;
- 800 ml de leite;
- 2 1/2 xícaras de açúcar.
Modo de preparo:
Dona Maria em toda sua sabedoria de família e de dona de casa caprichosa dá um show sobre a receita de curau. Sobretudo o ponto do curau é o segredo que você deve compreender com clareza. É ele que define a densidade do curau mas tem muitas dicas de preparo além dessas. Assista ao vídeo!
Curau de milho com leite de coco, consistência firme e fácil de fazer
Como dissemos acima, o curau também pode ser feito com leite de coco e o Canal Receitas.X trouxe pra gente essa deliciosa opção vegana. A quantidade de gordura no leite de coco é menor do que no de vaca portanto é necessário acrescentar um pouco de margarina a receita.
Ingredientes do curau:
- 1 Litro de leite de coco;
- 5 Espigas de milho;
- 100g De Manteiga ou Margarina;
- 1 Xícara de açúcar;
- 1 Colherinha de sal;
- Canela em pó a gosto (opcional).
Modo de preparo:
Certamente você deve ter notado que o modo de fazer o curau com leite de coco não difere em nada dos outros, apenas os ingredientes. Mesmo a textura é muito semelhante e sobretudo o sabor ganha um tom diferente com o sabor de coco. Vale a pena essa variação.
Nunca mais fique sem dinheiro curau de milho de latinha super cremoso
O Canal Cozinha Lucrativa Oficial traz essa receita simples de curau. Sobretudo ela não difere das anteriores. O destaque aqui está no aproveitamento para vender. Veja como o pessoal faz para oferecer essa delícia aos clientes.
Ingredientes:
- 1 litro de leite;
- 2 latas de milho verde sem a água (ou 560g de milho de espiga);
- 1 caixinha de leite condensado;
- 4 colheres de sopa de amido de milho;
- Canela para polvilhar.
Modo de preparo do curau:
Repare que os ingredientes são simples e baratos. Essa é a ideia principal já que o objetivo é vender e para se ter um bom lucro o custo deve ser baixo. O leite condensado dá um sabor um pouco diferente mas você pode usar açúcar também em seu lugar.
Conclusão:
Certamente uma receita simples e fácil de preparar, daquelas que ensinamos às crianças, não é mesmo?… Porém tem seus segredinhos também. Sobretudo a paciência em mexer quase o tempo todo para não grudar, coar com cuidado o caldo para ficar bem lisinho, tudo isso melhora o sabor e a qualidade do seu curau.
Por outro lado, para quem pretende vender o cuidado pode fazer a diferença. Quem não gosta de uma boa e saborosa sobremesa, doce mas sem exageros, com sabor acentuado e delicado como o curau.
E uma opção semelhante é a canjica que também temos aqui. Para aproveitar o “bagaço” do milho a melhor sugestão é usá-lo em um bolo de milho que também temos. Mas se está pensando em festa junina temos muitas outras opções como o doce de batata doce, o arroz doce, a cocada, quentão, cuscuz e por ai vai.