O arroz à grega é mais uma daquelas receitas com nome de origem mas que a origem nem sabe de sua existência. Alguns dizem que a receita foi inspirada na culinária mediterrânea que é bastante colorida. Por outro lado alguns acreditam ser uma receita de aproveitamento, para não deixar estragar os legumes que sobraram na geladeira. Na minha opinião a segunda opção tem mais a cara do brasileiro.
Independentemente da origem o arroz à grega ganhou seu espaço e hoje tem até um lugar nobre em festas natalinas ou casamentos. Provavelmente porque é um prato bonito e que chama a atenção na mesa, além de contribuir com a decoração.
Uma grande controvérsia que esse prato alimenta é o uso de uva passa na receita. Que me desculpem aqueles que não gostam mas na minha opinião é fundamental esse sabor agridoce nesse prato.
É uma receita muito simples de ser preparada mas tem algumas poucas variações. Portanto trouxemos três opções para você escolher aquela que mais se parece com a sua técnica de cozinha.
Arroz à grega (Especial de Natal)
Esta talvez seja a receita mais comum e mais simples do arroz à agrega. Preparada pelo Canal CozinhandoComNane é o vídeo de maior sucesso com essa receita, não poderia faltar aqui. A Nane é uma Chef de mão cheia e tem um canal com muitas receitas bacanas.
Ingredientes do arroz à grega:
- 2 xícaras e meia de arroz;
- 1 xícara de chá de cenoura crua picada em cubinhos;
- 1 xícara de chá de pimentão vermelho picado (verde ou amarelo);
- 1 xícara de chá de vagem picada;
- 1 cebola média picada;
- 2 dentes de alho picado;
- 1 lata de milho verde;
- 1 xícara de chá de ervilhas frescas (ou de latinha);
- 1/2 xícara de chá de uva – passa;
- Salsinha a gosto;
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
Para facilitar o preparo e ter a mão todos os ingredientes prontos para entrarem na receita na hora certa, você deve picar todos os legumes de antemão. A água também é importante estar quente no momento de ser adicionada para o cozimento.
Arroz à grega perfeito! Nunca mais erre ao fazer!
O Chef Guilherme Guzela prepara essa receita de arroz à grega em seu canal com algumas diferenças interessantes. Você verá que a quantidade de ingredientes é um pouco menor e o modo de fazer também tem seus detalhes. Acompanhe!
Ingredientes do arroz à grega:
- 1 dente de alho;
- ½ xícara de cenoura;
- 1 xícara de pimentões (verde, vermelho e amarelo misturados);
- ½ xícara de uva passa;
- ½ xícara de ervilha fresca congelada;
- 1 e ½ xícara de arroz branco ou parboilizado;
- 3 xícaras de água;
- ½ cebola.
Modo de preparo:
Principalmente o grande destaque deste preparo está na ordem em que os ingredientes entram na receita. Parece bobo mas não é! Cada legume tem seu tempo de cozimento portanto respeitar a ordem significa terminar todos juntos. Isso também vale para o tamanho dos cubinhos que você vai cortar. E não apenas esses cuidados mas também o preparo do arroz que se inicia em separado. Assista para ver os detalhes.
Arroz à grega fácil! Especial de Natal! Sabor incrível – Use o ano todo
A Isamara Amâncio faz algumas inovações nessa receita de arroz à grega. Sobretudo repare que a quantidade de ingredientes é maior que as anteriores. Se o objetivo do criador foi aproveitar o que tinha na geladeira a Isamara mostra que é possível até mesmo ampliar.
Ingredientes do arroz à grega:
- 1 colher (sopa) de azeite 12 ml;
- 1/2 xícara (chá) de bacon fatiado e picado 70 gramas;
- 1/2 xícara (chá) de cebola ralada 110 gramas;
- 1 colher (sopa) de alho ralado 15 gramas;
- 1/4 xícara (chá) de manteiga sem sal 50 gramas;
- 1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho picadinho 90 gramas;
- 1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo 80 gramas;
- 1 xícara (chá) de cenoura picada e cozida 155 gramas;
- 1 xícara (chá) de ervilha cozida 155 gramas;
- 1 xícara (chá) de peito de peru fatiado e picado 160 gramas;
- 1/4 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas 35 gramas;
- 1/2 xícara (chá) de uvas passa pretas 80 gramas;
- 1/2 colher (chá) rasa de pimenta do reino;
- 4 e 1/2 xícara (chá) de arroz já cozido 700 gramas;
- 2 colheres (sopa) rasa de salsinha picadinha;
- 2 colheres (sopa) rasa de cebolinha picadinha;
- 1/2 colher (sopa) rasa de sal (opcional).
Modo de preparo:
Antes de mais nada a diferença que logo se apresenta é o uso do bacon que irá, com toda certeza, mudar o sabor da receita em relação as anteriores. Peito e peru e azeitonas também são acréscimos as receitas mais comuns do arroz à grega. Isso não quer dizer que não fique bom, muito pelo contrário, pois fica uma delícia.
Conclusão
Enquanto algumas receitas possuem um número grande de variações e modos de preparo o arroz à grega é simples e básico. Eventualmente você pode encontrar algumas pouca diferenças de ingredientes mas nada muito diferente do que já mostramos aqui. Aliás o arroz a grega é um arroz de festa e não pode faltar em sua Ceia de Natal econômica e muito menos na ceia de natal vegana.
Por outro lado é uma receita que pode despertar sua criatividade para o reaproveitamento de alimentos. Mesmo que no final você mudou tanto que não tem coragem de chamar de arroz à grega – já aconteceu comigo – o arroz misturado com legumes cortadinhos miúdos e uma proteína fazem sempre um prato delicioso.
E se ainda está na dúvida em como preparar um arroz branco simples passa lá no nosso post. Temos ainda outras 7 opções de arroz para seu dia-a-dia que inclui receitas deliciosas como o carreteiro. Para opções mais exóticas temos o arroz frito oriental com 3 receitas de países diferentes ou ainda o arroz vermelho ao estilo tailandês. E para acompanhar, se for Natal o tender tradicional ou o peru de Natal são uma ótima opção. Vai bem também com um belo frango inteiro ou ainda com pratos de curry. Fique à vontade em explorar!