A panna cotta é um doce tipicamente italiano, ao ponto de ser considerado um Produto Agroalimentar Tradicional (PAT) do Piemonte, região da Itália. Em português alguns a chamam de panacota mas a grafia correta em italiano é panna cotta (panna = nata; cotta = cozida).
Surpreendentemente sua origem parece ter influência húngara. Uma senhora de origem húngara moradora da província de Asti preparou o que parece ser a primeira receita. Naquela época usando cartilagem de peixe pois a gelatina que conhecemos hoje ainda não existia.
Resumidamente a panna cotta é um pudim de creme de leite, ou nata se preferir, que ganha consistência com o uso de gelatina sem sabor. Pode ser saborizado com diversas especiarias sendo as mais comuns a baunilha, a canela e as raspas de cítricos. Você pode consumi-la sozinha ou acompanhada de caldas de frutas, frutas frescas, geleias, cremes de café e chocolate. São muitas variações de acompanhamentos e estas são apenas algumas ideias possíveis.
Separamos algumas receitas onde a proporção dos ingredientes têm algumas variações. Isso com toda certeza muda a textura final da panna cotta. Temos até uma variação com leite de coco para você experimentar. Acompanhe!
Panna Cotta com Calda de Frutas Vermelhas – Sobremesa Tradicional Italiana
Como não poderia deixar de ser a Sandra Dias traz mais uma super aula das sobremesas lácteas italianas. Ela já deixa claro que usar o creme de leite de caixinha, aquele que não tem a quantidade de gordura ideal, não faz da sobremesa uma panna cotta. Como você usará gelatina o resultado final pode parecer um pudim branco mas como o próprio nome diz, trata-se de nata cozida.
Ingredientes da panna cotta:
- 360 g Creme de Leite fresco 35% gordura;
- 240 ml Leite;
- 100 g Açúcar;
- 60 ml Água;
- 7 g Gelatina em pó incolor;
- 1 col chá extrato baunilha (1 col sopa essência).
Calda de frutas vermelhas:
- 50 g Framboesa;
- 50 g Amora;
- 50 g Bluberry;
- 70 g Açúcar;
- 02 col sopa Limão.
Modo de preparo:
Primeiramente você deve hidratar a gelatina porque ela leva um tempo até chegar ao ponto correto. Em seguida aqueça o leite, açúcar, creme de leite e baunilha mas não deixe ferver. Acrescente a gelatina hidratada com o fogo já desligado. Mexa bem e está quase pronto. Agora começa o sacrifício: esperar pelo menos 4 horas para a gelatina endurecer. Ela também mostra como preparar a cal de frutas vermelhas. Aliás esta mistura de frutas tem um sabor todo especial.
Você já comeu panacota? Receita muito fácil com poucos ingredientes e rápido
A Andréa Nakamura, em seu Canal Dika da Naka, prepara uma receita muito parecida com a anterior. As diferenças ficam por conta do uso da nata no lugar do creme de leite fresco e das proporções dos ingredientes. Ademais a nata é o ingrediente original dessa receita.
Ingredientes da panna cotta:
- 300 g de nata;
- 400 ml de leite;
- 1/4 xícara (chá) de açúcar;
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g);
- 5 colheres (sopa) de água (60 ml);
- 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha.
Cobertura:
- 2 xícaras (chá) de frutas vermelhas;
- 1 xícara (chá) de açúcar;
- 1 colher (sopa) suco de limão.
Modo de preparo:
Além de mostrar toda receita, a Andréa fala também sobre os diversos sabores de acompanhamentos. Nessa receita ela prepara a calda de frutas vermelhas, acho que realmente esta é a mais popular. Provavelmente não apenas pelo sabor mas também pelo contraste de cores. Além disso a Europa não tem tantas variedades de frutas como nós por aqui. Azar o deles (rs).
Panna cotta do meu jeito, fácil de fazer!
Como o creme de leite fresco é um produto que em muitos lugares não se encontra, infelizmente, o Thiago Castanho, lá de Belém do Pará, resolveu improvisar com o de caixinha mesmo. E nós não poderíamos deixar de fora essa receita adaptada e cheia de recursos à brasileira.
Ingredientes da panna cotta:
- 10 g de gelatina em pó;
- 400 ml de leite;
- 200 g de açúcar;
- Raspas de 2 limões siciliano;
- Raspas de 1 limão tahiti;
- Raspas de 2 laranjas;
- Raspas de 1 tangerina;
- 600 g de creme de leite.
Toffe de melaço:
- 200 g de creme de leite;
- 150 ml de melaço;
- 30 g de manteiga;
- Quanto baste de sal.
Modo de preparo:
Se você também pretende usar o creme de leite de caixinha, o que deve ter em mente é que ele não pode ferver porque talhará, afinal isso não é exatamente um creme de leite. Destaque também para a saborização do leite com cítricos diversos. Por fim ele acompanha com um toffe de melaço que ele não mostra no vídeo mas nós colocamos os ingredientes para você. É muito simples pois você só tem que derreter a manteiga em separado. Em seguida aqueça os ingredientes restantes salgando a gosto para um contraste com o melaço. Quando tudo estiver homogêneo acrescente a manteiga e mexa bem. Está pronto.
Panna cotta – com calda de morango
O Canal Mãe Vida Saudável é interessante pois procura adaptar as receitas para serem um pouco mais saudáveis, evitando açúcar, gorduras, lactose, glúten e outros ingredientes comuns. Mas não são radicais e produzem excelentes opções. Acompanha essa panna cotta um pouco diferente.
Ingredientes da panna cotta:
- 200 ml de leite de coco (ou outro leite vegetal);
- 400 g de creme de leite (2 caixinhas);
- 3 colheres sopa adoçante (ou demerara);
- 1 sachê – 12 g – gelatina incolor.
Calda de morango:
- 1 caixinha de morango;
- 1 colher sopa adoçante;
- Morangos e hortelã para decorar.
Modo de preparo:
Se você quer evitar completamente a lactose, pode usar o creme de leite sem lactose que já existe no mercado. Mas veja e entenda bem o que é isso porque creme de leite realmente não é e, as vezes, está trocando por algo pior. O adoçante culinário, em pó, é um pouco melhor do que o líquido e importante para quem não pode consumir açúcar.
Panna cotta de tangerina com biscoito de coco
A Raíza Costa do Canal Dulce Delight Brasil prepara uma versão da panna cotta que, segundo ela, parece comidinha de boneca loira e lembra sua infância. Essa receita faz parte de uma série que ela fez sobre reflexões da sua própria vida. Muito bacana pois ela traz várias inserções de vídeos dela na infância brincando e se divertindo que dão ainda mais vida a sua apresentação. Vale assistir completo pois é uma aula maravilhosa de confeitaria feita de forma bem diferente.
Ingredientes da panna cotta:
- 200 g de creme de leite;
- Cascas de 2 tangerinas;
- 175 g de chocolate branco;
- 6 g de gelatina (duas folhas);
- 100 g de suco de tangerina.
Para o sablé de coco (biscoito de coco):
- 120 g de manteiga em temperatura ambiente;
- 35 g de açúcar de confeiteiro;
- 2 gemas de ovo (30 g);
- 120 g de farinha de trigo;
- 30 g de coco ralado sem açúcar;
- 3 g de fermento em pó.
Modo de preparo:
O destaque da panna cotta da Raíza fica por conta dos ingredientes diferentes. O creme de leite é saborizado com tangerina mas no lugar do leite ela usa chocolate branco numa sacada genial. Sobretudo preparar uma receita onde a estrutura da panna cotta é mais firme possibilita ela servir com o biscoito sablé formando um arranjo especial. Muito diferente e sofisticado.
Conclusão
Com toda certeza você percebeu que a base da panna cotta é muito simples de ser preparada, mesmo nas receitas adaptadas ela ainda é fácil. A paciência fica apenas por conta do tempo de endurecimento dessa base.
As receitas iniciais são as mais clássicas se você pretende ser mais fiel a receita italiana, assim como o uso da baunilha no creme e o acompanhamento de frutas vermelhas. Por outro lado a necessidade de adaptação e a inovação criam receitas inusitadas e deliciosas tanto quanto a original. Acompanhe as outras para inspiração.
Para outras receitas a base de produtos lácteos temos aqui no canal o tiramisù, o cheesecake e até um brigadeirão parecido com a panna cotta e caso tenham dificuldade de encontrar os ingredientes necessários você pode aprender a preparar em casa o creme de leite fresco, o cream cheese, o mascarpone e o zabaione que são fundamentais nessas e outras receitas.
A decoração com copos ou taças de vidro que são deixadas inclinadas para endurecer criando uma divisão diagonal com o acompanhamento colorido está muito em moda atualmente. Veja a foto desse artigo como exemplo.