Ovo poché na verdade trata-se de ovo feito pela técnica poché. Primeiramente essa técnica francesa vem do verbo pocher em francês que significa cozinhar em líquido que pode ser água, molhos, caldos e até vinho. Muito utilizada no cozimento de itens delicados como os ovos e alguns peixes.
Existem diversas técnicas ou táticas para esse cozimento ter sucesso. Contudo não se trata apenas de jogar o ovo na água e esperar cozinhar. Existe até quem diga que esse ovo é muito difícil de se fazer. Alguns usam um saquinho para colocar o ovo. Outros cozinham dentro de uma concha. Entretanto a técnica francesa e mais tradicional consiste em fazer um redemoinho com a água fervente e colocar o ovo bem no meio dele. Isso ajuda a manter a clara próxima a gema e não dispersa na água.
Separamos três mestres do ovo poché para você ver como eles preparam e, como bônus também, como eles servem essa iguaria.
Como fazer ovo poche
O Canal ComoFaz apresentado pelo Chef Guilherme Guzela fez esse vídeo mostrando a técnica tradicional. A delicadeza é um ponto importante para o sucesso dessa técnica de trabalho.
Ingredientes do ovo poché:
- Ovo;
- Água;
- Sal;
- Vinagre.
Modo de preparo:
Certamente o melhor mesmo é você assistir ao vídeo para ver os detalhes do como se faz. Algumas coisas não ficam claras nem com o melhor escritor. Sobretudo fique atento ao redemoinho.
Ovo poché: No fogão e no microondas
Em suma, a Renata Nicolau mostra nesse vídeo como ela prepara o ovo poché em dois modos diferentes. O preparo no micro-ondas tem seus segredinhos para o ovo não estourar.
Ingredientes:
- Ovo;
- Água;
- Vinagre.
Modo de preparo:
A saber, o vinagre só faz parte do preparo feito no fogão. Para o micro-ondas usa-se apenas água e ainda bem pouca. E principalmente, nunca é demais lembrar que você deve furar a gema antes de leva-la ao micro-ondas.
Ovo poché infalível
O Mohamad Hindi como sempre não vai seguir as regras, isto é, ele é um desafiador por natureza! E mesmo um simples ovo poché tem sua técnica questionada.
Ingredientes:
- Ovo;
- Água.
Modo de preparo:
Repare que sobretudo o Mohamad desafia as receitas e faz suas adaptações. Neste caso o ovo é preparado apenas na água, sem acréscimos. Mas não apenas o ovo é interessante nessa receita, veja também o acompanhamento final com torrada, bacon e cogumelos que ele usa.
Conclusão:
O preparo do ovo poché é simples mas exige cuidado que a correria do dia-a-dia pode não lhe proporcionar. Neste caso o micro-ondas pode ser seu aliado se a vontade for muito grande.
O ovo já entrou e saiu diversas vezes da lista de alimentos malvados, que aumentam o colesterol e muitas outras coisas. A verdade é que o ovo é um grande alimento e você pode consumi-lo com segurança.
Para o café da manhã o ovo poché é uma excelente fonte de proteína. Mas sei que tem aqueles que preferem mesmo um bom omelete.
A torrada é um acompanhamento tradicional e podemos sugerir que seja feita a partir de um bom pão caseiro ou pão de centeio. Aliás, até mesmo um pão de tapioca pode ser interessante.