Quer um molho para acompanhar sua batata frita? Eu indico o molho tártaro. Porém o molho tártaro vai muito bem com muitas outras iguarias. No tradicional prato inglês fish and chips (peixe frito com batata frita) não pode faltar. Da mesma forma, em nossas praias, o camarão, a lula à dorê, a isca de peixe e todos os salgadinhos não ficam sem o molho tártaro.
Diz a lenda que os guerreiros mongóis, chamados de tártaros pelos ocidentais, consumiam carne crua bem picada com um molho azedo a base de legumes. Daí então surgiu o molho tártaro. Outros dizem que foi criado por chefs franceses que cozinhavam para os czares russos.
Todavia tendo uma origem difícil, hoje é um molho muito simples de ser feito. A base é a maionese e, sobretudo, quero lembrar que é um ingrediente perigoso de ser preparado em casa por quem não está acostumado. A orientação, inclusive legal, é que não ensinemos a prepara-la. Pois então vou seguir a lei, ok. Vamos fazer uso de maionese pronta, de boa qualidade.
Ingredientes do molho tártaro:
- Maionese – 1 xícara;
- Picles finamente picados – ½ xícara;
- Suco do picles – 2 colheres de chá;
- Endro fresco picado – 1 colher de sopa;
- Suco de limão – 1 colher de chá;
- Molho Inglês – ½ colher de chá;
- Sal a gosto;
- Pimenta preta a gosto;
- Mostarda – 1 colher de chá;
- Açúcar – 1 colher de chá (opcional).
Modo de preparo do molho tártaro:
- Primeiramente pique o picles muito fininho. Se você comprou aquele mix de legumes, use o pepino, a cenoura e o nabo;
- Para que tenha o melhor sabor, use o endro fresco e pique muito bem;
- A mostarda pode ser a amarela comum mas você pode variar com a escura ou até mesmo a Dijon se preferir;
- Em seguida, em um recipiente, acrescente a maionese, o picles picado, o suco do picles, o suco de limão, o molho inglês, a mostarda e o açúcar;
- Bata tudo com cuidado usando um fue para que todos os ingredientes se misturem bem;
- Use a pimenta moída na hora e sal a gosto;
- Misture novamente, experimente e corrija se necessário.
- Finalmente leve à geladeira e deixe apurar por pelo menos 1 hora. De um dia para outro fica maravilhoso.
Opções:
Azeitonas picadas, alcaparras, salsinha, cebolinha, cebolas picadas, limão siciliano ou cravo para um sabor diferente. Não exagere na criatividade para não descaracterizar o molho.
Concluindo
Primordialmente armazene em recipiente hermeticamente tampado e na geladeira por até 2 semanas. Salmonela não é brincadeira, então tenha cuidado. Antes de tudo desinfete o recipiente com água fervente. Mas para fugir do ovo você pode escolher fazer sua maionese vegana, o que acha? E acrescentar cominho ou hortelã a receita? Experimente porque vale a pena. Veja também como preparar seu próprio picles.
Este molho presta-se a inúmeros acompanhamentos. A saber, temos no site várias receitas que podem lhe interessar onde o molho tártaro ficaria maravilhoso. Veja por exemplo os salgados como coxinha, polenta frita, bolinho de arroz, bolinho de milho. Por outro lado também fica ótimo acompanhando nosso churrasco barato ou mesmo um cupim. Finalmente uma hamburgueria que se prese não pode ficar sem, veja os nossos hambúrgueres tradicional e vegano.