O macarrão a putanesca é conhecido pela facilidade e rapidez com que é preparado. Originalmente criado na região de Nápoles na Itália, pode ser preparado com vários tipos de massas como o espaguete, o rigatone, penne, fusili, talharine e tantos outros. O mais conhecido na própria Itália é o spaghetti alla puttanesca.
Seu nome, no mínimo curioso, leva a imaginação de muitas bobagens e por isso mesmo sua origem é bastante controversa e cheia de histórias. A minha preferida conta que uma esposa que traia o marido durante as tardes, acabava por se atrasar para fazer o jantar. Preocupada que o marido chegasse do trabalho e o jantar não estivesse pronto, ela criou essa receita bem rápida de ser feita.
Verdade é que a receita ganhou fama principalmente em meados do século XX e tornou-se mais um clássico italiano. É uma receita de sabores fortes e encorpados. O sal deve ser uma preocupação no preparo pois vários dos ingredientes são bastante salgados.
Você verá que os ingredientes do macarrão a putanesca são praticamente os mesmos. As diferenças ficam por conta do modo de preparo e sobretudo nas proporções dos ingredientes. Vamos nos deliciar!
Macarrão alla puttanesca (minha primeira vez)
O Mohamad Hindi já entrega no título que é a primeira vez que prepara essa receita de macarrão a putanesca. Como é muito simples tenho certeza que não foi difícil para ele que é um chef talentoso. Ele prepara um tradicional espaguete mas você pode usar outra massa como já dissemos.
Ingredientes do macarrão a putanesca:
- Fio de azeite;
- Dois dentes de alho;
- 6 azeitonas pretas picadas;
- 3 anchovas;
- 1 colher de sopa de alcaparras picadas;
- Pimenta calabresa;
- 1 lata ou 400 g de molho de tomate pelati;
- 150 g de macarrão espaguete;
- Finalizar com salsinha a gosto.
Modo de preparo:
O tempo de preparo da receita é praticamente o tempo de cozimento do macarrão. Portanto inicie o macarrão e o molho juntos. O Mohamad dá várias dicas de como lidar com cada ingrediente durante o vídeo mas não existe grande segredo. Esse é um prato rústico então não se preocupe em cortar os ingredientes em tamanhos corretos, sobretudo deixe sua intuição conduzir o preparo.
Espaguete alla puttanesca
O Gabriel do Canal Underchef prepara também a versão clássica da receita de macarrão a putanesca usando o espaguete. Você verá que as proporções dos ingredientes são bem diferentes. E uma das tantas dicas do Gabriel que me chamou a atenção é usar frutos do mar com esse molho. Juro que deu água na boca enquanto assistia só de imaginar.
Ingredientes do macarrão a putanesca:
- 1 Lata de Tomate Pelado;
- 4 Filés de Anchova;
- 2 Dentes de Alho;
- 50 g de Azeitona Preta;
- 1 Punhado de Alcaparras;
- Orégano;
- Pimenta Calabresa em flocos;
- 100 g de Spaghetti;
- Azeite;
- Flor de Sal;
- Pimenta do Reino.
Modo de preparo:
Você vai ver mais uma vez que o preparo é rápido e demora somente o tempo do cozimento da massa. Principalmente veja a ordem dos ingredientes no preparo do molho porque faz diferença no resultado final. Assista e veja todos os detalhes do preparo com o Gabriel.
Rigatoni alla putanesca
O que eu gosto no Chef Leandro Abreu é que ele sempre faz uma diferença em suas receitas para realmente sair do obvio. Portanto ele usa um rigatoni no lugar do espaguete e acredito que realmente fique melhor pois o rigatoni é uma massa estriada e justamente essas estrias carregam melhor o molho. Faça ai na sua casa para experimentar e veja se não é diferente.
Ingredientes do macarrão a putanesca:
- 2 colheres de sopa de azeitona preta sem caroço;
- 2 colheres de sopa de alcaparras;
- 2 dentes de alho;
- 1/2 lata de tomate pelado;
- Filés de anchova;
- Peperoncino ou pimenta calabresa a gosto;
- Pimenta do reino a gosto;
- Sal a gosto;
- Salsinha para finalizar;
- Azeite.
Modo de preparo:
Outra vez os mesmos ingredientes em proporções diferentes. Você terá que encontrar a sua proporção para o macarrão a putanesca. O diferencial fica por conta da massa. Repare também que a anchova deve desmanchar no molho deixando apenas seu sabor. E o tomate pelado facilita a vida, não é mesmo?
Conclusão
Este é um molho de receita bem recente. Nós estamos acostumados ver receitas de molhos muito antigas, algumas mais que bicentenárias. E acredito que justamente por ser recente ela não tem muitas variações. Só para citar algumas temos a troca da anchova por outros peixes em conserva. Também há aqueles que gostam de preparar o molho usando tomates frescos. De resto continua tudo muito parecido.
O macarrão a putanesca é um prato de sabor forte. Reduzir isso ou trocar ingredientes é desqualificá-lo, é tornar essa pungência sem destaque e perder o objetivo do molho. Assim deve ser o verdadeiro putanesca, forte e pungente. Minha sugestão é que se não gosta de anchova, por exemplo, escolha outro molho.
Para outras opções veja nosso artigo sobre molho de tomate. Para outras massas temos o carbonara, o ravióli, a famosa lasanha, capeletti, rondelli e até mesmo um delicioso macarrão de arroz.