O kimchi é uma receita muito tradicional na Coreia e muitas famílias fazem questão de preservar suas receitas passando como herança de mãe para filha todos os segredos de sabor.
É possível fazer kimchi de vários vegetais porém o mais famoso e conhecido no mundo todo é o kimchi de acelga. No Brasil essa planta pode também ser conhecida como acelga chinesa, mostarda chinesa ou couve chinesa. Acho que foram os chineses que trouxeram pra cá (rs). Porém é uma planta de clima temperado e pode ser difícil de encontrar nas regiões mais quentes do país. Uma vez que você não encontre, nós disponibilizamos uma receita de kimchi de repolho que é mais comum por aqui.
Algumas coisas são fundamentais no preparo do kimchi. Salgar o vegetal para deixá-lo no ponto correto para fermentação, seja ele acelga ou outro qualquer. Usar a gochugaru que é a pimenta coreana, pois não há uma substituição adequada para ela. E finalmente aguardar o tempo de fermentação necessário para a conserva.
Assim sendo trouxemos os melhores vídeos para você aprender a fazer seu kimchi em casa. Buscamos as técnicas mais simples pois algumas são bem complexas. É obvio que as mais elaboradas têm um tempo de duração maior e sabor mais complexo porém nem sempre estamos dispostos há aguardar semanas de fermentação ou aprender a rechear uma acelga da forma correta.
Kimchi 김치 // Receita Coreana
A Chef Helena Jang é, na minha opinião, uma das melhores quando o assunto é comida coreana. Porém ela mostra todo o respeito que sua cultura tem pelas tradições e deixa sua mãe preparar essa receita, já que ninguém pode “brigar” com 50 anos de experiência, não é mesmo. Um exemplo de amor, respeito e tradição.
Ingredientes do kimchi:
- 1 acelga/mostarda (aprox. 2,3 kg);
- 2 xíc de água;
- 1/2 xíc de sal;
- ——————-
- 1 nabo médio (aprox. 30 cm);
- 1 colher sopa de sal;
- 1 colher sopa de açúcar;
- ——————-
- 1 xíc de água;
- 1/2 xíc de peixe seco (veja no final do artigo);
- ——————-
- 1 maçã;
- 1 pimentão vermelho sem sementes;
- 3 colheres de sopa bem cheias de gochugaru (veja no final do artigo);
- 1 cebola (metade no liquidificador e metade em fatias);
- 1 colher de chá de gengibre;
- 2 maços de cebolinha;
- 1 colher de sopa bem cheia de alho picadinho;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1/2 colher de sopa de sal (quem preferir mais salgado coloca um pouco mais, porém no máximo 1 c sopa nessa quantidade de kimchi acima).
Modo de preparo:
Talvez seja um pouco difícil de acompanhar pois a mãe da Chef Helena não fala português mas vale a pena conhecer a receita dela. O destaque fica por conta do tamanho grande que ela coloca os ingredientes. No final do artigo você encontra os produtos típicos para comprar.
Receita de Kimchi fácil / como fazer kimchi
O título do vídeo faz jus a receita. Acredito que esta seja a receita mais simples e prática que conheci de kimchi. Por outro lado ela pode deixar de lado alguns sabores que dão aquele toque especial a conserva. Seja como for a Nuna Coreana tem seu valor e você deve assistir para conhecer a técnica dela.
Ingredientes do kinchi:
- Acelga (1-1,5kg);
- Alho picado (3-7 colheres);
- Sal grosso ( 5-8 colheres);
- Pó de pimenta coreana (5-15 colheres);
- Açucar (1-4 colheres).
Modo de preparo:
Você reparou que nos ingredientes as quantidades variam? Assista ao vídeo porque ela explica cada um deles, ou seja, para mais picante, mais salgado ou mais doce. O kimchi é uma receita popular e de família, então você deve encontrar a sua, a que mais lhe agrada.
Kimchi perfeito (receita e dicas para fazer a conserva coreana de acelga)
Como a receita anterior foi a mais simples, esta do Canal Go Han Go é a mais completa. Você verá muitas dicas e informações bacanas sobre o prato coreano para lhe ajudar a escolher a acelga, até um truque para fazer uma “colinha” de arroz para juntar melhor os temperos.
Acelga:
- 1⁄2 acelga grande;
- 2 1⁄2 col. de sopa de sal refinado.
Misturinha:
- 1⁄2 unidade grande de nabo;
- 1 maçã madura;
- 1⁄2 maço de cebolinha;
- 1 1⁄2 col. sopa açúcar;
- 1 col. chá sal refinado;
- 3 col. sopa ou 37,5 g de gochugaru (pimenta coreana).
Mingau de arroz:
- ¼ xícara de água;
- 1 1⁄2 col. de sopa de farinha de arroz glutinoso.
Misturinha líquida:
- 1 pêra madura;
- 4 dentes de alho;
- 1 pedacinho de gengibre;
- 1⁄2 Cebola grande;
- 1⁄2 pimentão vermelho grande;
- 30 ml de caldo dashi ou água;
- 1 1⁄2 col. de sopa de açucar;
- 1 col. sopa molho de peixe (opcional);
- Mingau de arroz.
Modo de preparo:
Este é um vídeo para você prestar muita atenção e conseguir fazer o kimchi com todas as características coreanas. A moçadinha é esperta e tem muito talento na cozinha. Sobretudo são vários detalhes para você obter o melhor sabor e todos explicadinhos.
Kimchi de repolho 양배추김치
Novamente trouxemos a Chef Helena Jang e sua mãe para fazer essa receita adaptada onde a pimenta é bem pouca. A ideia é fazer um kimchi de repolho que é mais fácil de encontrar em todo o Brasil e ainda que possa ser consumido por crianças. Neste caso ela faz para a sobrinha, ou melhor, a mãe da chef faz para a neta esse carinho.
Ingredientes do kinchi:
- 1 repolho pequeno ou meio repolho grande;
- 1/3 xícara de sal;
- 1 cebola grande em pedaços grandes;
- 2 maços pequenos de cebolinha em pedaços grandes;
- 1 e 1/2 pimentão vermelho batido com 1/2 cebola;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa de molho de peixe concentrado;
- 1/2 colher de chá de hondashi.
Modo de preparo:
Tanto o molho de peixe quanto o hondashi são os principais temperos que trazem o famoso umami para esta receita. Ela não coloca a pimenta no vídeo e nem nos ingredientes mas a mão fala para colocar um pouco, fica a seu critério. Por outro lado pode ser servido como salada até.
Conclusão
Viu que não é tão difícil assim de fazer o kimchi. A receita mais tradicional onde a acelga é recheada com a pimenta é mais elaborada e precisa de mais paciência mas estas que apresentamos são mais simples. Aliás o tamanho do corte da verdura pode variar conforme o gosto mas as muito pequenas não ficam boas.
O melhor jeito de comer o kimchi é com arroz branco simples. É por isso que muita gente diz que estes são o “arroz e feijão” dos coreanos, além é claro de ser tão popular lá quanto a nossa dupla aqui.
Se procura outras receitas orientais experimente o sunomono, a conserva de gengibre ou o yakisoba que a cada dia está mais popular no Brasil, ou mesmo o yakimeji, um arroz frito com legumes delicioso.
Abaixo veja os links parceiros para você comprar a gochugaru (pimenta coreana) ou o molho de peixe.