O fondue ficou popular como uma receita “romântica” e costuma aparecer no dia dos namorados ou em noites frias no clima mas quentes e apaixonadas entre os casais.
A receita original do fondue surgiu na Suíça, próximo à fronteira com a França. Em tradução livre seria “fundida”, em referência aos queijos derretidos usados. Tradicionalmente derrete-se uma mistura dos queijos Gruyère e Emmental que são fundidos com o Kirsch (água ardente de cerejas negras).
Guarnições como pedaços de pão, linguiças, batatas e legumes cozidos são mergulhados nos queijos fundidos com um garfo longo para serem degustados. À mesa usa-se uma panela colocada sobre uma chama de fogo não muito intensa. Essa peça é conhecida como espiriteira ou rechaud. Atualmente encontramos os conjuntos para fondue com a panela, a lamparina e os garfos à venda com facilidade. Veja algumas sugestões após as receitas.
Mas não só na Suíça temos o fondue. Os nomes são diferentes mas por toda a Ásia existem pratos semelhantes. China, Mongólia, Japão, Coréia, Vietnã e até Macau têm exemplos de receitas similares ao fondue. São comuns os fondues de carne preparados em caldo de carne e especiarias. O fondue de frutos do mar também é muito popular nessa região.
Numa versão mais moderna, que chegou ao Brasil, além do fondue de queijos, temos o fondue de carne frito em óleo, o de frutos do mar feito no caldo de peixe e as versões doces como o chocolate.
Abaixo trazemos três versões: queijos, carne e frutos do mar para seu deleite. Além deles, alguns acompanhamentos são sugeridos mas sinta-se à vontade para inovar.
Como fazer fondue caseiro de queijo
O Mohamad Hindi prepara essa receita de fondue de queijo que eu considero uma das melhores que já vi. É muito parecida com a tradicional mas como ele sempre gosta de fazer, tem seu toque pessoal.
Ingredientes do fondue de queijo:
- 500g queijo (250g emmental e 250g gruyère);
- 50g queijo parmesão;
- 1 colher de sopa de amido de milho;
- 3 dentes de alho;
- 3 copos de vinho branco seco (600ml);
- 1/2 cebola ou 4 cebolas pérolas;
- Tomilho;
- Pimenta-do-reino preta;
- Pimenta-da-Jamaica;
- Louro;
- Noz-moscada.
Modo de preparo:
Decerto uma das diferenças que aparece logo de cara nesse preparo é saborizar o vinho que receberá os queijos para serem fundidos. Aliás os queijos utilizados são os tradicionais mas ele dá dicas de substituições e o que você deve procurar. Além disso os acompanhamentos simples completam a receita deliciosamente. Assista!
Como fazer fondue de carne
Do Canal Larica na Brasa a Larrisa ensina como preparar essa receita de fondue de carne. Esta é a receita mais comum no Brasil com a carne frita em óleo quente. O cuidado é para não se queimar já que o óleo pode espirra com facilidade.
Carnes para o fondue:
- Filé mignon;
- Filé de peito de frango;
- Lombo de porco;
- Sal e pimenta do reino a gosto.
Molho:
- 1/4 de xícara de parmesão ralado;
- 1/2 xícara de cebolinha picada;
- 4 colheres de sopa de maionese;
- 1/2 pote de iogurte.
Modo de preparo:
A princípio para preparar essa receita não existe segredo especial. O óleo você pode aquecer anteriormente no fogão para levar à mesa. Escolha a carne de sua preferência. Sobretudo deve ser sem veios de nervos para facilitar o consumo. Ademais escolha carnes macias, que não fiquem duras depois de fritas.
Fondue de frutos do mar e Fondue de queijo com cogumelos e vegetais
O Chef Eudes de Assis apresenta no Canal do Pão de Açúcar (sim o supermercado patrocina) uma receita deliciosa de fondue de peixes e frutos do mar. O interessante aqui é que os produtos serão mergulhados em um caldo de peixe. Além dessa receita o Chef Eudes ainda faz um fondue de queijo onde o diferencial fica por conta dos acompanhamentos.
Ingredientes do fondue:
- 1 1/2 litro de água;
- 200 ml de vinho branco;
- 100 g de camarão-rosa médio limpo com a cauda;
- 100 g de lula limpa em anéis;
- 100 g peixe branco cortado em cubos pequenos;
- 2 tomates sem pele e sem sementes;
- 3 colheres (sopa) de alho-poró picado;
- 3 colheres (sopa) de cebola picada;
- 3 colheres (sopa) de manteiga;
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 2 limões;
- 1 cabeça de peixe com as espinhas do peixe branco para o caldo;
- Ervas aromáticas a gosto.
Modo de preparo:
Como você terá que preparar o caldo de peixe antes de tudo, já destaco que esta é uma receita que leva um tempo maior de preparo, diferentemente das anteriores. Lembre-se também que o tempo de cozimento dos peixes e frutos do mar são rápidos, então, quando servir não deixe demais mergulhado no caldo, os camarões podem ficar borrachudos. Finalmente assista até o fim e se surpreenda com os acompanhamentos de vegetais e cogumelos.
Receita de molhos para fondue de carne
Com o intuito de facilitar nossa vida, reuni 7 receitas de molhos diferentes para você usar com o fondue de carne. Eu diria que você até pode usar alguns em outros tipos de fondue. Enfim, todas as receitas rendem de 150ml a 200ml e servem até 4 pessoas. Não há segredos na preparação. A cebola caramelizada é a única que vai ao fogo e você deve deixar que ela murche e fique bem dourada, caramelizada mesmo. Todos os outros basta misturar os ingredientes para formar um molho denso.
1. CEBOLA CARAMELIZADA
- Cebola picada – 1 unid.
- Manteiga – 1 c. sopa
- Shoyu – 1 c. sopa
- Açúcar mascavo – 1 c. sobremesa
2. MOSTARDA E MEL
- Mostarda – 2 c. sopa
- Mel – 1 c. sopa
- Azeite – 1 c. sopa
- Pimenta do Reino – a gosto
3. MOLHO TARTARO
- Pepino picado – ½ unid.
- Cebola picada – 2 c. sopa
- Cebolinha picada a gosto
- Mostarda tipo Dijon – 1 c. sobremesa – Usei com grãos (fica mais gostoso)
- Maionese – 4 c. sopa
- Suco de Limão – 2 c. sopa (você pode colocar a gosto)
- Pimenta do reino – a gosto
4. GORGONZOLA
- Queijo gorgonzola – 30gr
- Requeijão – 2 c. sopa
- Azeite – 1 c. sopa
- Pimenta do reino – a gosto
5. MOLHO ROSÊ
- Ketchup – 2 c. sopa
- Mostarda – 1 c. sopa
- Maionese – 4 c. sopa
- Shoyu – 1 c. sobremesa
- Suco de limão – 1 c. sopa
6. TOMATE SECO
- Tomate seco – 60gr
- Requeijão – 2 c. sopa
- Maionese – 2 c. sopa
- Cheiro verde – a gosto
- Azeite – 1 c. sopa
7. PESTO DE MANJERICÃO
- Manjericão fresco – várias folhas e a gosto
- Alho – 1 dente
- Nozes – 50gr
- Parmesão ralado – 50gr
- Azeite – 10 c. sopa
- Sal – a gosto
- Pimenta do reino – a gosto
Conclusão
Há quem diga que fondue não é uma refeição, é apenas um petisco. Enfim, para aqueles que gostam de refeições fartas certamente o fondue não é uma delas.
Sem dúvida a mesa com o réchaud, o tempo frio, um bom vinho, quem sabe uma lareira criam um clima muito romântico. Até mesmo o modo como se consome com o garfo mergulhando no queijo tornam o ambiente agradável e sensual. Certamente uma opção bastante interessante para as comemorações de casal.
Se a intenção é mesmo um jantar romântico sugerimos que dê uma passada no post sobre o dia dos namorados com outras opções e o preparo do jantar completo. Por outro lado se for fazer aquela noite de fondue então não pode faltar a sobremesa de fondue doce.