O croquete de carne moída foi desenvolvido por um padeiro holandês no início do século XX. Fez tanto sucesso nos botecos por aqui que tem gente achando que foi inventado no Brasil mesmo.
Enquanto sua popularidade subia, os recheios diferentes iam aparecendo. A carne moída deu lugar a calabresa, ao frango, a vários queijos, peixes, verduras e até feijão. Porém o croquete de carne moída ainda ostenta a posição de ser o original, o primeiro.
A história desse salgado é interessante aqui no Brasil. A princípio ganhou fama como comida de boteco. Com o tempo passou para as festinhas de família, principalmente as de crianças. Mais tarde, numa releitura moderna, frequentou grandes buffets como salgado gourmet e normalmente era de recheios exóticos e acompanhado de molhos diversos.
Atualmente o croquete de carne moída voltou às suas origens e aparece feliz nos botecos das grandes cidades que hoje são destaques em circuitos gastronômicos como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Separamos três mestres da cozinha para lhe ajudar a preparar seu croque de carne moída e desvendar todos os segredos. E um detalhe importante de se dizer é que o croquete de carne moída pode ser frito em óleo (o tradicional) mas você também pode assa-lo no forno ou na air fryer.
Croquete de carne moída super fácil, rápido e delicioso
Decerto um dos grandes sucessos da Isamara Amâncio é esta receita de croquete de carne moída. Muito simples de se preparar e baixo custo. Uma receita de família que a mãe ensinava na escola de culinária. Aliás a família é expert no assunto.
Ingredientes do croquete de carne moída:
- 1 colher (sopa) de óleo;
- 200g de carne moída (músculo, acém, patinho ou outra de sua preferência);
- 1/4 de xícara (chá) de cebola ralada (metade de 1 cebola grande);
- 1 colher (chá) de alho picadinho ou 2 dentes;
- 2 colheres (sopa) de pimentão bem picadinho;
- Sal;
- Pimenta;
- Orégano;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 12 colheres (sopa) de água;
- 1/2 colher (chá) de sal;
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
- 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha;
- Ovo batido;
- Farinha de trigo e farinha de rosca para empanar.
Modo de preparo:
Por mais que seja mais fácil enrolar os croquetes grandes, prefira os menores. Além de fritarem mais rápido, ganham mais sabor e elegância ao servir. Veja como a Isamara corta a massa e prepara os dela. Da mesma forma fique atento como ela prepara a massa separada da carne a princípio.
Croquete de carne moída super fácil e barato
Assim como ele promete no título, o Diego da Canal Receitas de Pai apresenta uma receita de croquete de carne moída muito fácil de preparar e também muito barata. Ótima opção para quem vende, seja na bandejinha ainda sem fritar ou no seu estabelecimento.
Ingredientes do croquete de carne moída:
- 500g de carne moída;
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 tomate médio picado;
- Aprox. 800ml de água;
- 3 dentes de alho picados;
- 1 cebola grande picada;
- 1 colher de sopa (bem cheia) de extrato de tomate;
- 1 colher de sopa (bem cheia) de margarina ou manteiga;
- 1 colher de sopa (bem cheia) de colorau;
- 1 colher de sopa (rasa) de sal;
- Salsa desidratada e pimenta do reino a gosto;
- 2 ovos;
- 1/2 xícara de leite;
- 300g de farinha de rosca para empanar.
Modo de preparo:
Você viu que a receita rendeu 35 croquetes. Inegavelmente um ótimo rendimento. Por outro lado se fizer mini croquetes para festas o rendimento é ainda melhor. Aliás, repare também que de modo diferente da receita anterior o Diego acrescenta a farinha à carne com água e cria a massa na panela.
Croquete de carne moída
Se esta receita fosse igual as anteriores certamente não seria do Mohamad Hindi. Ela gosta de dar seu toque especial em tudo e essa receita não é exceção. Fique atento porque os ingredientes também tem inovações. Tenho certeza que você vai adorar.
Ingredientes do croquete de carne moída:
- Azeite;
- 500g carne moída;
- Sal;
- Tempero sírio;
- Pimenta calabresa;
- 2 dentes de Alho;
- 1 cebola em cubos;
- 1 copo de cerveja;
- 25g manteiga (2 colheres rasas de sopa);
- 25g farinha (1 colher de sopa cheia);
- 500ml leite integral (2 xícaras);
- Salsinha;
- Óleo para fritura;
- Farinha de trigo;
- Ovos;
- Farinha de rosca para empanar.
Modo de preparo:
Bechamel no croquete? Certamente está ai um modo de usar esse molho de forma diferente do convencional. Portanto é importante que você assista ao vídeo para não perder todos os detalhes.
Conclusão:
Estas são três formas semelhantes, sobretudo não iguais, de se preparar um ótimo croquete de carne moída. Com toda certeza uma delas vai lhe agradar. Seja como for todas as receitas podem ter sua cara. Até a carne você pode aproveitar a sobra da carne de panela ou da carne louca e desfiá-la.
Do mesmo modo o recheio é bem simples de ser substituído e você pode preparar o croque com o que quiser. Tanto quanto o recheio, o reaproveitamento é sempre um bom motivo para se fazer o croquete. Sobras de frango, peixes ou aquelas verduras que estão passando.
Similarmente para aqueles que procuram receitas de salgados para vender ou servir na sua festa podemos sugerir as 17 versões de coxinhas, a esfiha aberta, pastel ou o quiche lorraine um salgado muito sofisticado.