A conserva de gengibre, ou picles de gengibre como também pode ser chamado, é uma iguaria da culinária oriental, em especial da japonesa que o usa para servir como um limpador do paladar. Sim, isso mesmo, a conserva de gengibre é capaz de limpar as papilas e com isso permite que você aprecie todo o sabor do que você come depois dele. Muito conveniente para quem gosta de um bom sushi.
Ultimamente tem feito sucesso a conserva de gengibre de cor rosada. Muita gente para imitar isso acaba colocando colorantes artificiais. Não faça isso! Você esta adicionando problema a sua dieta apenas. Outros usam a beterraba para dar a cor. Você até pode usar mas a verdade por traz da cor rosa da conserva é outra. O gengibre branco, quando novinho, possui a cor rosada e principalmente uma textura muito mais macia e menos fibrosa do que o gengibre mais velho. É o ideal para se fazer a conserva. Com o passar do tempo o gengibre vai secando e perdendo a cor. Portanto encontre um bom fornecedor de gengibre bem fresquinho e terá sua conserva rosa naturalmente.
Separamos três receitas que na verdade usam os mesmo ingredientes porém tem formas um pouco diferentes de preparar. Contudo todos eles dão várias dicas interessantes sobre a conserva de gengibre e você pode assisitir aos três para ter uma visão completa da receita.
Como fazer conserva de gengibre japonesa Gari Shoga
Esta receita é feita pelo Kazu em seu Canal Receitas do Kazu. Ele é um chef muito talentoso de comidas orientais, não apenas japonesa. Acredito que esta seja a receita mais rápida e simple de se preparar o Gari Shoga ou conserva de gengibre japonesa.
Ingredientes da conserva de gengibre:
- Gengibre (quantidade que desejar);
- Vinagre de arroz ou vinagre branco (quantidade para cobrir o gengibre);
- Açucar (mesma quantidade do vinagre);
- 1 colher sobremesa de sal .
Modo de preparo:
Repare que o Kazu prefere cortar o gengibre com a faca o que é difícil quando se quer um corte bem fino. Outro detalhe é que ele usa o descascador de legumes para descascar o gengibre. Você verá outras opções nos outros vídeos. E finalmente ele cozinha o gengibre junto com a calda.
GARI (Conserva de Gengibre Japonês)
A Chef Helena Jang não é japonesa mas é muito rica em conhecimento sobre as comidas asiáticas em geral. Nesse vídeo ela da muitas explicações sobre o gengibre, a importância de ser novinho, o uso da mandolina, o tipo ideal de corte e muitas outras dicas.
Ingredientes da canserva de gengibre:
- 250g de gengibre (de preferência bem novo);
- 1 xíc de vinagre de arroz;
- 1/2 xíc de açúcar;
- 1 c chá de sal.
Modo de preparo:
Certamente a principal diferença da receita anterior está em preparar a calda em separado e somente adicioná-la no final. A Helena também fala sobre o gengibre rosa que comentamos. Ainda que sejam os mesmos ingredientes da anterior, o fato de não cozinhar o gengibre com a calda faz com que se deva esperar o tempo necessário para o gengibre ganhar o gosto de conserva, que esteja curtido.
Conserva de gengibre de rodizio japonês
O Go Han Go é um canal que eu adoro! É feito por uma “molecada” alegre e cheia de vida mas que entende muito de culinária oriental. Sobretudo eles têm um jeto muito simples e fácil de ensinar a cozinhar. Aliás, quem prepara essa receita é o Seidi.
Ingredientes da conserva de gengibre:
- Gengibre Fininhos;
- 300ml de vinagre de arroz;
- 150g de açúcar;
- 3 pitadas de sal.
Modo de preparo:
Esta é mais uma receita de conserva de gengibre feita com os mesmos ingredientes e com o mesmo resultado. Também é necessário esperar o tempo de curtir o gengibre. Fique ligado porque ao longo do preparo o Seidi dá muitas dicas legais.
Conclusão
Principalmente se você gosta de comservas picantes, picles em geral, com toda certeza vai gostar dessa conserva de gengibre também. Simplesmente não dá pra comer sushi e não ter uma porção de Gari ao lado. Eu particularmente adoro a fatias bem fininhas.
Você pode usar a conserva como acompanhamento em praticamente todas as comidas orientais servidas frias como o sushi, sashimi, temakes, onigiris entre várias saladas que ela pode participar. E por mais que falemos que é um limpador do paladar ou algo que pareça muito sofisticado, na verdade trata-se de comida e posso dizer que um belo churrasco no pão com essa conserva é maravilhoso.
Quer curtir outros pratos orientais? Temos no site o kimchi coreano outra conserva interessante, a saladinha japonesa sunomono, sete receitas de shimeji, alguns belos yakisobas, o tradicional frango xadrez e a deliciosa carne com brócolis. Fique a vontade para explorar. E que tal o picles tradicional? E para saber muito mais sobre o gengibre assista ao documentário Gengibre: Usos Culinários e Benefícios para a Saúde e Beleza.