O pastel de Belém tem uma história muito interessante. Primeiramente a Belém a que ele se refere é hoje um bairro de Lisboa, Portugal, às margens do rio Tejo e não a cidade natal de Jesus.
Naquela localidade. Dom Manuel I, no século XV, deu início a construção do magnífico Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido como Mosteiro dos Jerónimos. Foram os clérigos dali que criaram a receita e vendiam no início do século XIX para ajudar na subsistência dos internos do mosteiro.
Em 1834 o mosteiro já havia sido fechado e a receita, que já era famosa na época, foi vendida ao empresário português, retornando do Brasil, Domingos Rafael Alfes e desde então a receita e o nome estão em sua família. Aqui cabe lembrar que tanto a receita quanto o nome estão patenteados, portanto o uso do nome Pastel de Belém é reservado. O nome comum do doce é pastel de nata. E mais, atualmente é considerado uma das 7 maravilhas gastronômicas de Portugal.
Depois desse momento história da gastronomia, vamos ao que interessa. Separamos três apresentações dessa receita que praticamente usam os mesmos ingredientes mas tem modos de preparo com diferenças importantes. Minha melhor sugestão é que assista todos e sobretudo fique atento as dicas que cada um dá. No final você terá a sua receita com todos os detalhes reunidos.
Sem isso você não pode ficar! O jeito mais fácil e rápido de fazer pastel de Belém!
A Isamara Amâncio faz tudo parecer muito simples. Ela tem uma ótima didática o que realmente facilita as coisas. É a receita clássica do pastel de Belém, ou pelo menos acreditamos que seja já que a original é guardada a sete chaves.
Ingredientes da massa folhada:
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo 135 gramas;
- ⅓ xícara (chá) de água 70 ml;
- ½ colher (chá) rasa de sal;
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal 25 gramas;
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo 25 gramas.
Para o recheio:
- 1 xícara (chá) de açúcar 185 gramas;
- ⅔ xícara (chá) de água 140 ml;
- 2 paus de canela;
- Casca de meio limão;
- 1 colher (sopa) rasa de amido de milho 10 gramas;
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 18 gramas;
- 1 e ½ xícara (chá) de leite 300 ml;
- 6 gemas 90 gramas.
Modo de preparo do pastel de Belém:
Segundo a Isamara ela aprendeu a fazer essa massa folha com a mãe e é muito fácil de fazer. Realmente acredito que seja a mais simples que eu já vi. A lição mais valiosa é misturar as etapas do recheio depois que estejam frias, principalmente as gemas pois não podem cozinhar.
Pastel de nata – Receita portuguesa com massa folhada feita do zero
O Adriano, do Canal Amo Pão Caseiro, prepara a massa folhada do modo clássico. Certamente é o modo mais difícil de preparar, exige mais paciência, entretanto produz uma massa folhada muito mais gostosa. Repare que os ingredientes são os mesmo da receita anterior.
Para a massa folhada:
- 250 g (2 xícaras) de farinha de trigo;
- 5 g (⅓ colher de sopa) de sal;
- 110 a 130 g (½ xícara) de água;
- 25 g (⅛ de uma barra de 200 g) de manteiga sem sal;
- 125 g (⅔ de uma barra de 200 g) de manteiga sem sal.
Ingredientes do creme:
- 150 g (¾ xícaras) de açúcar;
- 75 g (⅓ xícaras) de água;
- 30 g (¼ xícaras) de farinha de trigo;
- 250 g (1 xícara) de leite integral;
- 1 canela em pau;
- 3 ou 4 tiras de casca de limão siciliano (ou laranja);
- 4 gemas.
Modo de preparo do pastel de Belém:
Se você estiver com tempo para preparar essa massa folhada, prefira. Eventualmente ela pode ser usada numa infinidade de outras receitas para além do pastel de Belém. Principalmente veja que o Adriano prepara o creme de forma diferente da Isamara acima. Aproveite que ele dá diversas dicas interessantes também.
Pastel de Belém ou pastel de nata? Esta receita é maravilhosa.
Esta é a versão “estou com pressa” do pastel de Belém (rs). O Canal Cook´n Enjoy prepara a receita usando a massa folhada pronta, destas que você encontra em mercados. Pecado? Acho que não. Embora alguns puristas torçam o nariz, a vida moderna não anda ajudando as pessoas a terem o tempo necessário para tudo. Aliás é uma solução para você ter seus pasteizinhos rápido.
Ingredientes do pastel de Belém:
- Massa folhada 300g;
- Leite integral 1 xícara (240 ml);
- Gema 4 unidades;
- Farinha de trigo 2 colheres e 1/2 de sopa (37g);
- Açúcar 1 xícara e 1/4 (225g);
- Água 3/4 de xícara (180 ml);
- Casca de 1 limão siciliano;
- Canela em pau.
Modo de preparo:
Assim como as receitas anteriores os ingredientes são os mesmos. Aqui, com a massa pronta, o cuidado principal fica por conta do creme do recheio. Além disso a Natalia passa muitos cuidados e detalhes interessantes que você não pode perder.
Conclusão
Não é tão difícil assim preparar o famoso pastel de Belém, ou melhor, o pastel de nata. Com toda certeza existe um ponto ideal da massa para que fique bem folhada e crocante. O mesmo vale para o recheio que deve ser bem lisinho, sem cheiro ou gosto de ovos ou mesmo de farinha. Este é o segredo dos melhores, conhecer esses detalhes.
Nesse meio tempo quero agradecer aos portugueses que nos brindaram com essa maravilhosa receita. Hoje o Brasil é um dos países que mais consomem o pastel de Belém no mundo. Não é pra menos, não é mesmo?
E já que o assunto é doce típico, temos uma lista bastante interessante que pode lhe agradar. Você pode gostar de preparar a ambrosia por exemplo, ou um strudel de maça ou ainda uma torta holandesa, quem sabe, ou até mesmo um simples arroz doce delicioso.