A origem do pão de mel não é muito clara. Fato é que a receita que conhecemos hoje não nasceu assim. Principalmente o chocolate só foi incorporado uns 500 anos depois, quando os europeus chegaram as américas e conheceram o cacau.
Especula-se que a receita destes pães com mel e especiarias tenha nascido na região da Rússia por volta da Idade Média. E como as especiaria eram caras e difíceis de encontrar nessa época a receita era feita em ocasiões especiais. Com o tempo moldar o pão também tornou-se comum para enfeitar essas festas. Até mesmo como enfeite de árvore de Natal foi usado.
Com a chegada do chocolate percebeu-se que banhando o pão de mel em chocolate seu aroma e textura úmida eram preservados deixando o pão ainda mais gostoso por mais tempo.
Desde então a receita do pão de mel não parou mais de ser aprimorada e modificada. O chocolate passou por vários tipos e inclusive usado tipos diferentes num mesmo pão de mel. Recheios diversos também foram testados e alguns tornaram-se um clássico como é o caso do doce de leite ou chocolate trufado. As decorações então, são tão variadas quanto os temas de festas onde o pão de mel estará presente.
Trouxemos pra vocês quatro opções diferentes de como fazer pão de mel. As variações incluem diferentes ingredientes de massa e também técnicas diferentes. O último vídeo traz apenas uma técnica que ajudará você a aumentar sua produtividade com o pão de mel, sobretudo se pretende vender. Aliás este é um dos produtos de confeitaria mais vendidos até hoje!
Pão de mel – Delicioso – Fácil e macio
A Isamara Amâncio traz sua receita de pão de mel que é uma das mais tradicionais. Especialmente você verá as proporções das especiarias. O destaque fica por conta do uso de chá de erva doce no preparo da massa.
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de água bem quente ou 430 gramas;
- 1 e 1/2 colher (sopa) de erva doce ou 9 gramas;
- 1 xícaras (chá) de mel ou 300 gramas;
- 3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo ou 440 gramas;
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó 30% ou 50 % cacau – ou 20 gramas;
- 1 colher (chá) de canela em pó ou 2,5 gramas;
- 1/2 colher (chá) de cravo em pó ou 1 grama;
- 1/2 colher (chá) de gengibre em pó ou 1 grama;
- 1/2 colher (chá) de noz-moscada ou 1 grama;
- 1/2 colher (chá) de cardamomo ou 1 grama;
- 1 pitada de sal;
- 1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio ou 8 gramas;
- 1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar mascavo ou 227 gramas.
Modo de preparo do pão de mel:
Se você está pensando em aprender a fazer pão de mel com a finalidade de vender, o uso de forminhas adequadas, principalmente as de fundo removível, lhe ajudarão de forma espetacular. Repare na técnica, tem um certo trabalho que nem todos estão dispostos a entregar mas é necessário se quiser ter sucesso.
Pão de mel – Faça e venda
O destaque dessa receita do Diego, do Canal Receitas de Pai, fica por conta da simplificação de muitas técnicas. O objetivo aqui é fazer um delicioso pão de mel para a família degustar no café. Você pode usar a técnica dele para fazer e vender mas não é a melhor já existe uma certa perda de massa se fizer redondo. Mas vale conferir para lhe ajudar a ter a sua própria técnica.
Ingredientes do pão de mel:
- 2 xícaras(chá) de farinha de trigo;
- 2 xícaras (chá) de leite;
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;
- 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó 50%;
- 6 colheres (sopa) de mel;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 1/2 colher (sopa) de fermento em pó;
- 1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
- 1 colher (chá) de canela em pó;
- 1 colher (café) de cravo-da-índia em pó;
- Aprox. 400g de chocolate fracionado preto;
- Aprox. 100g de chocolate fracionado branco;
- Aprox. 400g de doce de leite.
Modo de preparo:
Os ingredientes são um pouco diferentes da receita anterior. As especiarias estão em menor quantidade. Lembre-se que elas dão o toque especial desse pão. O preparo da massa é simples e a técnica de montagem, já que ele não usa forminhas, é diferente e necessita de corte. Para o melhor aproveitamento ele faz o pão de mel quadrado que não é o tradicional.
Pão de mel fofinho | Receita especial para vender e lucrar
A Letícia prepara essa receita de forma bem profissional, com dicas bacanas que você não pode perder. Acompanhe o vídeo porque ela fala inclusive sobre como embrulhar para ter o melhor resultado. Tudo muito bem explicado e com os porquês de cada coisa.
Ingredientes do pão de mel:
- 2 ovos;
- 150g de açúcar mascavo;
- 150g de mel;
- 240g de leite integral;
- 50g de margarina sem sal;
- 20g de cacau em pó;
- 240g de farinha de trigo;
- 30g de fermento químico em pó;
- 5g de mix de especiarias para pão de mel;
- 2g de canela (no mix de especiarias contém canela, mas eu gosto de colocar um pouco a mais).
Modo de preparo:
Se você não usar o mix para pão de mel, a Letícia recomenda que você coloque uma pitada (1g de cada) de cravo em pó, gengibre em pó, noz-moscada ou especiarias a gosto. Aliás, embrulhar em plástico filme o pão de mel é uma dica de ouro.
Pão de Mel | Faça e Venda | Super Macio e Delicioso
A Leodenice Camargo resolveu nesse vídeo dar uma super aula, completa de pão de mel. Você verá de fato todos os detalhes com muitas dicas e técnicas diferentes de como preparar o pão de mel. Ela prepara um modelo para festa pintado e outro modelo para balcão. Todos para você vender de formas diferentes. Acompanhe que vale a pena!
Ingredientes da massa de pão de mel:
- 400g de Farinha de Trigo;
- 395g de Mel;
- 395g de Leite Condensado;
- 240g de Leite Integral;
- 70g de Manteiga s/ Sal;
- 30g de Chocolate em Pó 50%;
- 20g de Fermento Químico em Pó;
- 8g de Bicarbonato de Sódio;
- 4 Claras em Neve;
- 2g de Canela em Pó;
- 2g de Cravo em Pó;
- 1 Pitada de Noz Moscada.
Para o recheio:
- 790g de Leite Condensado;
- 400g de Creme de Leite;
- 200g de Chocolate Meio Amargo;
- 80g de Glucose de Milho.
Ingredientes da cobertura:
- 1 Kg de Chocolate ao Leite;
- 300g de Chocolate Meio Amargo;
- Chocolate Granulado se necessário.
Modo de preparo do pão de mel:
Realmente este vídeo é um pouco longo, eu confesso, mas gostei muito do que vi. A Leodenice apresenta técnicas que nenhum outro mostrou e principalmente por isso ela está aqui. Embora você tenha visto outras técnicas boas, acredito que certamente será um acréscimo importante nos seus conhecimentos para aprimorar sua técnica pessoal.
Faça 100 pães de mel por hora – Pão de mel insuflado
Com toda certeza a técnica que ajuda você a ser mais eficiente e produtivo é a melhor sempre. Pois este é o objetivo deste vídeo da Tábata Romero. Ela apresenta uma técnica diferenciada para a montagem do seu pão de mel que promete melhor muito a sua produtividade.
Modo de trabalho:
Como este não é um vídeo de receita e sim de técnica de montagem a única coisa que você vai precisar, além de massa, recheio e chocolate, são formas de acetato muito simples para sua montagem, daquelas formas mais baratinhas, não é ótimo!! Qualquer uma das receitas anteriores podem ser feitas nessa técnica.
Conclusão
Uma conclusão muito clara é que dificilmente você encontrará alguém que não goste desse doce maravilhoso. Há preferências sim. Eu gosto do toque de gengibre e canela mas não é unanimidade. Recheios também podem variar aos diversos paladares mas confesso que o doce de leite é meu preferido, seguido dos trufados, já as frutas não me atraem muito nesta receitas. Por outro lado conheço gente que morreriam por um pão de mel de damasco ou frutas vermelhas no recheio.
Sem dúvida o pão de mel é uma das grandes opções do faça e venda. Muita gente começa na confeitaria por ele justamente porque é um grande campeão de vendas e o grau de dificuldade não é tão grande para fazê-lo. Exige trabalho, sobretudo se quiser o “pão de mel perfeito”, pode levar dias para ficar pronto mas cada etapa não tem grandes dificuldades.
Principalmente aqui no nosso site você encontra outros artigos que podem lhe ajudar a criar produtos variados com seus pães de mel se o seu objetivo for a venda. Por exemplo os sequilhos, ou cookies, ou ainda os doces de copinho que podem ser com pão de mel ou os mini bolos. Da mesma forma um red velvet pode ser preparado com cobertura na forma de um pão de mel. O que acha?