O macarrão de arroz tem sua origem na china antiga. É provável até que antes da era cristã. Mas apenas recentemente estamos percebendo melhor suas qualidades para a saúde. Conhecido também como bifum ou simplesmente macarrão oriental, certamente você encontrará com facilidade nos melhores mercados.
Em contraste com a farinha de trigo, a farinha de arroz produz massas com menor índice glicêmico, sem gorduras saturadas e sem glúten. Portanto são ótimas opções para manter o peso ou emagrecer.
O macarrão de arroz é uma massa muito versátil de múltiplas combinações. Saladas, legumes, queijos leves como ricota e cottage além de proteínas leves são opções deliciosas.
Frente a essa diversidade, separamos algumas receitas elaboradas com propostas diferentes para você ver essas utilizações do macarrão de arroz.
01 – Você precisa provar esse macarrão de arroz
A Cíntia do Canal Gohancook prepara uma receita de infância que ela gosta muito. O prato é conhecido por Chao Mi Fen ou Yakibifum. Os ingredientes são uma verdadeira festa de sabores. Muito diferente do que estamos acostumados por aqui.
Ingredientes do macarrão de arroz:
- 1 pacote de Bifum (macarrão de arroz fino);
- 2 ovos;
- 150g de carne de porco;
- 10 camarões cinzas;
- ¼ de repolho;
- 1 punhado de moyashi;
- Cenoura;
- 5 shitakes secos hidratados;
- Cebolinha;
- ½ cebola;
- 1 dente de alho.
Modo de preparo:
Primeiramente é importe que você acompanhe o vídeo pois o modo de preparo tem seus segredinhos. Você verá que o pré-preparo dos ingredientes deve ser cuidado porque o cozimento é muito rápido.
02 – Macarrão de arroz oriental (Bifum)
Uma receita muito simples de bifum. Se você achou a anterior mais trabalhosa, essa, apresentada pela Marina Morais, antes de tudo vai facilitar as coisas para você. Saldável e vegana é uma opção simples para quem está em regime.
Ingredientes:
- Azeite de oliva ou óleo de girassol – 1 colher de chá;
- Cebola picada em meia-lua – 1 unidade;
- Alho picadinho – 3 dentes;
- Brócolis em floretes – 1 punhado;
- Pimentão vermelho em tiras – 1 unidade;
- Água – 1/2 xícara;
- Shoyu (sem glutamato monossódico) – 1/2 xícara;
- Óleo de gergelim – 1 colher de sopa;
- Gengibre ralado – 1 pedaço de cerca de 2cm;
- Macarrão de arroz (do tipo bifum) – 500g;
- Shitake picado – 200g;
- Broto de feijão – 200g;
- Sal a gosto;
- Gergelim para salpicar por cima.
Modo de preparo do macarrão de arroz:
Tudo em uma panela é o sonho de todo solteiro. Para impressionar os amigos é muito fácil. Por outro lado o importante desse prato é o tempo de cozimento para que tudo fique al dente, sem perder a crocância.
03 – Macarrão bifun frito com camarão
Uma receita tradicional japonesa que o Kasu apresenta em seu canal. Uma outra opção bem simples de ser preparada, como a receita anterior. Porém esta não é vegana pois contém o camarão. Muito saborosa com gostinho de cozinha japonesa tradicional.
Ingredientes do macarrão de arroz:
- 100g de macarrão bifun cozido;
- Água para cozinhar o bifun;
- 10 unidades de camarão;
- 1 colher de chá de dashi de peixe bonito (para temperar o camarão);
- Tomate cereja a gosto;
- Cenoura;
- 1 cebola;
- Óleo;
- 2 colheres de sopa de shoyu;
- Suco de 1/2 limão;
- Sementes de gergelim a gosto;
- 1 colher de chá de óleo de gergelim;
- Cebolinha a gosto.
Modo de preparo:
Primordialmente é mais uma receita tudo numa panela. O sabor principalmente fica por conta dos sabores do camarão temperado com dashi. O shoyu e o gergelim completam o sabor oriental. Sobretudo preparado na ordem correta para preservar os ingredientes.
04 – A receita mais leve que eu já comi é esse macarrão de arroz
A Lu do Canal Receita em Casa tem toda razão. Essa é certamente uma receita muito leve e muito completa também. Ela usa o camarão como proteína dessa receita mas sugere que você pode substituir por frango, vaca ou porco. Se quiser vegana substitua por vegetais e cogumelos.
Ingredientes do macarrão de arroz:
- 2 colheres (sopa) de óleo de soja;
- 3 dentes de alho triturados;
- 1 pimenta;
- 200g de camarão (Sugestão de troca: Peito de frango e filé de carne);
- 1 cebola triturada;
- 2 raminhos de tomilho;
- Orégano fresco a gosto;
- Raspas de limão (apenas a parte verde);
- 1 colher (sobremesa) de sal;
- 2 colheres (sopa) de molho shoyu;
- 1 pitadinha de ajinomoto;
- Cheiro verde a gosto.
Modo de preparo:
O modo de preparo é bastante simples. Contudo os ingredientes dessa receita são diferentes das anteriores. Repare que temperos como tomilho e orégano não são lá muito orientais, não é mesmo? Portanto assista ao vídeo para todos os detalhes.
05 – Salada de bifum (Macarrão de arroz sem glúten)
O Canal é o Panelaterapia que nós já conhecemos por aqui. Esta é uma salada diferente, leve e muito refrescante. Ótima para pós treino ou lanchinho em regimes ou até uma das refeições diárias para quem gosta de dividir em várias.
Ingredientes:
- 150g de macarrão bifum;
- 1 pepino (pequeno) japonês;
- 5 fatias de presunto;
- 1 cenoura (pequena);
- 3 colheres (sopa) de vinagre de arroz ou vinagre branco;
- 2 colheres (chá) de açúcar;
- 1 colher (chá) de óleo de gergelim (ou azeite);
- Sal a gosto;
- Gergelim preto para decorar.
Modo de fazer o macarrão de arroz:
Em menos de 5 minutos temos uma salada deliciosa. Sem dúvida pode ser seu prato principal ou mesmo acompanhar uma outra receita, quem sabe uma proteína. Sobretudo acompanhe para ver os detalhes de como trabalhar a cenoura e o pepino para a receita.
06 – Macarrão bifum complemento para mesa de frios
O macarrão de arroz, especialmente o bifum que é fininho, é especialmente versátil. Aqui a Rosa do Canal Sabor e Festas mostra como ele pode ser um excelente acompanhamento de uma mesa de frios em uma festa de 15 anos. Aliás uma festa para 120 pessoas.
Ingredientes do macarrão de arroz:
- 600 g de bifum;
- 1 e 1/2 cenoura grande;
- 300 g presunto;
- 300 g de queijo;
- 3 sachês de tempero para salada;
- 5 pepinos grandes;
- Azeite;
- Orégano;
- Cheiro verde.
Modo de preparo:
Em resumo a Rosa lembra duas coisas importantes quando se fala em macarrão de arroz: primeiramente o cozimento é muito rápido, por volta de 3 minutos e em segundo lugar deve-se trabalhar com ele bem sequinho, portanto deixe escorrer bem. Veja no vídeo como é rápido preparar esse acompanhamento para uma festa.
07 – Peixe assado fácil e rápido com macarrão de arroz
Nesta receita o Mohamad Hindi faz uso de um macarrão de arroz em formato diferente do bifum que vimos antes. De fato é semelhante ao talharim. Mas o mais importante é que ele faz parte de uma receita de prato completo, um verdadeiro show.
Ingredientes do peixe com macarrão de arroz:
- Talos de coentro;
- Cebolinha;
- Dentes de alho;
- Tomilho;
- Cogumelos (portobello, shimeji);
- Cebola pérola;
- Pimentão amarelo;
- Tomate cereja;
- Brócolis;
- Óleo de gergelim;
- Sake Mirim;
- Shoyu;
- Manteiga;
- Sal;
- Filé de pargo;
- Macarrão oriental feito de arroz;
- Misso;
- Vinagre de arroz;
- Nozes;
- Pimenta coreana em pó;
- Gergelim preto;
- Raspas de limão siciliano;
- Folhas de coentros.
Modo de preparo:
O peixe é feito no papelote, ao estilo francês. Contudo o macarrão de arroz tem um toque oriental com o uso do misso para formar o molho. A técnica entretanto é mais elaborada. Recomendo que assista ao vídeo para ver todos os detalhes.
Conclusão
O macarrão de arroz é, sem dúvida, muito fácil de ser usado. Você deve ter notado que as receitas têm um toque oriental, de acordo com sua origem, mas você pode ser criativo e usar ingredientes diferentes. Acredito que ficou claro a versatilidade dele com todas as receitas que apresentamos. Se quiser manter a pegada oriental acompanhe com shimeji.
Enfim, as opções acima são excelentes para celíacos, veganos, vegetarianos, esportistas e até para aqueles que querem emagrecer. Sem dizer, é claro, das receitas de uma panela só para facilitar o dia-a-dia.
Porém se você prefere o macarrão de trigo mais comum aqui no Brasil, podemos sugerir as receitas de macarrão na panela de pressão como alternativa. Aliás se quiser mais sofisticação pode preparar seu próprio ravióli.