A receita de carne com brócolis que trazemos hoje é tipicamente oriental. Muito preparada aqui no Brasil em restaurantes chineses. Entretanto existem receitas semelhantes por todos os países chamados de cultura oriental. Certamente uma receita de muito sucesso pelo mundo todo.
Basicamente a receita é composta por tiras de carne macia, floretes de brócolis em molho e tempero oriental. As diferenças estão principalmente nos temperos e molhos escolhidos. Entre os ingredientes extras que podem aparecer, sobretudo aparecem os cogumelos.
Separamos 3 mestres da cozinha para lhe mostrar como preparar a carne com brócolis. Cada um deles tem sua versão de temperos e molhos. Cogumelos diferentes também aparecem em duas delas. Finalmente a terceira opção é uma versão abrasileirada da receita.
Carne com brócolis oriental
A Chef Helena Jang prepara em seu canal diversas receitas orientais e a carne com brócolis não poderia faltar. Esta é a receita mais simples e básica das três que trazemos. O diferencial fica por conta do uso do molho de ostras, uma especialidade bem oriental.
Ingredientes da carne com brócolis:
- 1 brócolis;
- 400g de carne em tiras;
- Shoyu – 1 colher de sopa;
- Molho de ostra – 1 colher de sopa;
- Saquê mirin – 1 colher de sopa;
- Amido de milho – 1 colher de sopa;
- Bicarbonato de sódio – 1/2 colher de chá;
- Alho picado – 2 dentes;
- Gengibre picado – 1 colher de chá.
Para o molho:
- Água – 2 colher de sopa;
- Shoyu – 1 colher de sopa;
- Molho de ostra – 1 colher de sopa;
- Melado de cana – 1 colher de sopa (pode ser açúcar ou mel);
- Óleo de gergelim torrado – 1 colher de sopa.
Modo de preparo:
Primeiramente usar uma wok para esse preparo é o ideal. Outro detalhe importante nesse preparo é a marinada que ajudará no sabor e na formação do molho. Segundo a chef, o melhor acompanhamento é o arroz que pode ser branco ou o frito oriental.
Carne com brócolis oriental
Kazu é outro chef que prepara receitas orientas com maestria em seu Canal Receitas do Kazu. Esta é uma versão um pouco mais elaborada da carne com brócolis, sobretudo pelo uso de cogumelos e hondashi.
Ingredientes:
- 350g de contra filé;
- 1 maço de brócolis (pode ser a ninja);
- 1 cebola roxa ou normal;
- 200g de shiitake;
- 1 colher de chá de alho;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- 4 colheres de sopa de shoyu;
- 2 colheres de sopa de mirin;
- 100 ml de água;
- 1 colher de chá de óleo de gergelim;
- 2 colheres de chá de hondashi;
- 1 colher de sopa de amido de milho dissolvido em 3 colheres de sopa de água.
Modo de preparo da carne com brócolis:
O modo de fazer desta receita é diferente da anterior. Principalmente a carne não fica no marinado, o molho é preparado na frigideira e o amido também acrescentado quando tudo estiver finalizando. Acompanhe o vídeo para todos os detalhes.
Carne com brócolis a moda chinesa
Chef Taico traz a versão abrasileirada da carne com brócolis. Você verá que os ingredientes típicos orientais são em quantidade menor e por outro lado aparece o champignon como acréscimo. Aliás, um detalhe importante é que o Chef Taico nunca disponibiliza as quantidades dos ingredientes, portanto assistir ao vídeo é importante.
Ingredientes da carne com brócolis:
- Alcatra em tiras finas;
- Alho;
- Brócolis em flores não muito pequenos;
- Champignon fatiado;
- Shoyu;
- Saque;
- Açucar;
- Amido de milho;
- Clara de ovo;
- Água;
- Sal e pimenta do reino.
Modo de preparo:
Antes de tudo o Chef Taico faz questão do brócolis caipira, aquele tipo tradicional mais longo, diferente do ninja. Segundo ele é mais saboroso para essa receita. Certamente um detalhe importante é que a clara e o amido na fritada da carne acabarão por grudar no fundo, desta forma você deve mexer com uma espátula de silicone e não deixando queimar. Deglaçar esse fundo depois é o segredo do molho.
Conclusão
Sem dúvida um prato simples, prático de fazer no dia-a-dia e também barato, além é claro, de muito nutritivo. Existem outras versões da carne com brócolis mais exóticas como a tailandesa entre outras mas vão ficar para um próximo artigo.
Se você quer acentuar o sabor oriental dessa receita é imprescindível o uso do molho de ostras e o óleo de gergelim. Ambos contribuem enormemente para construir esse sabor. Aliás os cogumelos também, sejam o shitake, o shimeji ou mesmo o champignon, trazem sabor oriental e proteínas importantes ao prato.
Sobretudo para aqueles que gostam da comida oriental podem querer ver o muito conhecido yakisoba ou o frango xadrez. Temos ainda o arroz frito de três culturas diferentes que podem acompanhar esse prato e até mesmo o macarrão de arroz. Experimente também o típico chinês dan dan mian. A conserva de gengibre também não pode faltar. Fique a vontade em escolher. Mas se prefere uma opção mais brasileira e tão rica quanto podemos sugerir o picadinho de carne.