Eu conheço a canjica mas descobri que no norte/nordeste do Brasil é chamada de mungunzá (munguzá, mugunzá, entre tantos). Aliás as minhas descobertas não param ai. Existe ainda uma receita chamada de canjica de corte que é diferente dessa canjica que conhecemos aqui mais ao sul do país.
Vamos esclarecer isso tudo! Tradicionalmente, ou pelo menos até onde eu sabia, a canjica é preparada com uma espécie de milho branco de grãos pequenos. O mungunzá, na verdade, é apenas uma variação do nome, então a receita é praticamente a mesma. Entretanto a canjica de corte, como o nome já revela, é de textura muito diferente ficando muito perto do pudim. Sobretudo preparada com milho comum e portanto a receita final fica com a cor bem mais amarela.
Enfim, feito todo esse esclarecimento, separamos hoje cinco opções de receitas. Três delas com milho branco que você encontra em pacotes no supermercado normalmente com o nome de canjica mesmo. E ainda outras duas receitas feitas com milho comum. Uma delas com espigas e outra com milho de latinha, para quem não consegue boas espigas.
Canjica tradicional cremosa | simples e fácil
O Diego do Canal Receitas de Pai traz essa receita tradicional de canjica com milho branco que é deliciosa e faz sucesso por todo o país, principalmente nas regiões Centro, Sul e Sudeste. Sobretudo o destaque fica por conta do uso da paçoca em substituição ao amendoim preparado, torrado, temperado e etc.
Ingredientes da canjica:
- 1 pacote de canjica;
- 1 litro de leite;
- 1 e 1/2 caixinha de leite condensado;
- 1 caixinha de creme de leite;
- 5 paçoquinhas;
- 1 pacote de coco ralado.
Modo de preparo:
Uma vez que precisamos cozinhar bem o milho para que amoleça é importante garantir que a água do cozimento não seque e queime o milho. Certamente está talvez seja a maior dificuldade dessa receita já que o restante basta misturar e cozinhar mais um pouco até o ponto desejado.
A melhor canjica do mundo (cremosona)
Realmente essa canjica da Isamara Amâncio fica muito cremosa. Provavelmente por causa dos ingredientes que são um pouco diferentes da receita anterior. Simples e fácil de fazer é outra opção deliciosa.
Ingredientes da canjica:
- 1 xícara (chá) de canjica branca ou 200 gramas;
- Água para deixar de molho a canjica (o suficiente para cobrir bem os grãos);
- 1 litro de água (para colocar na panela de pressão);
- 1/2 xícara (chá) de leite em pó (48g);
- 1/2 vidro de leite de coco (100g);
- 1/2 xícara (chá) de creme de leite (100g);
- 1/2 xícara (chá) de leite condensado (200g);
- 1 xícara (chá) de água (210g);
- 1/4 xícara (chá) açúcar demerara (50g).
Modo de preparo:
Em contraste com a receita anterior, esta tem um modo de fazer um pouco diferente. Sinceramente eu prefiro desta forma. Me parece que o resultado fica mais cremoso mesmo e é assim que eu gosto de canjica. Mas isso não quer dizer que as outras não sejam boas.
Canjica cremosa com amendoim
Esta receita é do Canal Lily Moreno Receitas e é um ótimo exemplo de como utilizar o amendoim in natura para essa receita. Bem ao modo da roça, onde a canjica foi criada.
Ingredientes da canjica:
- 250 g de milho para canjica;
- 250 g de amendoim torrado sem casca;
- 150 g de açúcar cristal;
- 1 litro de leite;
- 1 caixa de leite condensado;
- Canela em pau e cravo da índia a gosto.
Modo de preparo:
A princípio deixar a canjica de molho como em todas as receitas. Você pode também já torrar o amendoim e tirar aquelas casquinhas. Posteriormente enquanto espera o cozimento da canjica, você pode passar o amendoim no liquidificador e transforma-lo em uma farofa fina. A canela e o cravo são a gosto mas confesso que eu adoro!
Como fazer canjica de milho verde nordestina
Primeiramente, como havíamos prometido acima, esta é uma versão da canjica de corte, feita a partir do milho comum retirado das espigas. A receita é do Canal Malhando Garfo (adorei o nome), que está em ritmo de festa junina e em parceria com vários outros canais para uma grande festa de São João.
Ingredientes da canjica:
- 9 espigas de milho (860 g de grãos de milho);
- 500 ml de leite de coco;
- 500 ml de leite integral;
- 500 ml de água;
- 1 colher de sopa rasa de sal;
- 1 xícara (200 ml) de açúcar;
- 10 cravos;
- Canela a gosto.
Modo de preparo:
O destaque aqui, sem dúvida, fica por conta do uso do milho comum. Por outro lado repare também que esse milho tem sabor mais doce do que a canjica branca. Portanto fique atento na quantidade de açúcar da receita, prove e corrija se necessário.
Canjica de corte com milho de latinha fácil e rápida
Esta versão da canjica de corte feita pelo Nandu Andrade em seu canal é principalmente para ninguém usar como desculpa a falta do milho. Mais simples e prática do que a receita anterior e você consegue preparar em poucos minutos. E assim como as outras deliciosa.
Ingredientes da canjica:
- 1 litro de leite;
- 2 latas de milho verde sem a água da conserva;
- 1 xícara de chá de açúcar (200g);
- 8 colheres de sopa de amido de milho (65g);
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal ou margarina;
- ⅓ de colher de chá de sal (uma pitada generosa).
Modo de preparo:
O destaque é o milho em conserva, com toda certeza. Porém esse milho perde boa parte do amido natural e desta forma é preciso acrescentar o amido novamente com o intuito de conseguir a cremosidade necessária a receita.
Conclusão:
A receita de canjica tradicional branca é uma delícia. A receita de canjica de corte amarela também é uma delícia. E sobretudo eu farei as duas nessa época deliciosa que é o nosso inverno chegando e as festas juninas criando diversão saudável para toda família. Outra opção semelhante é o curau de milho também.
O milho aparece tanto nessa época porque é quando está no auge de sua colheita. É nessa época que encontramos as melhores espigas. O amendoim também é outro produto no auge da produção nesse momento. Não é à toa que fazem parceria em várias receitas.
E você, gosta de festa junina também? Pra saber se realmente é um fã responda ao nosso quiz de Festa Junina! Já para saborear outras delícias da época podemos sugerir o arroz doce, bolo de milho, bolo de fubá, quentão só pra dar um gostinho.