O brigadeirão é um pudim de chocolate que recebe esse nome por ser feito de chocolate e decorado com granulado, ficando parecido com um brigadeirão. Mas a decoração com granulado é opcional e você verá até uma receita com calda de caramelo que trouxemos hoje.
Além disso as receitas variam em suas proporções o que certamente altera a textura final do pudim. Hoje até temos uma receita que faz uso de gelatina e não vai ao forno ou fogão. A textura é diferente mesmo e você deve decidir qual é a do seu agrado. Mas vamos concordar que essa sem forno é muito mais rápida e simples.
Separamos apenas três opções pois as outras são muito semelhantes, até idênticas a estas aqui. Então separamos as melhores, acompanhe.
Você nunca comeu brigadeirão de liquidificador assim! Super cremoso, derrete na boca!
A Isamara Amâncio prepara uma das receitas de grande sucesso dela na internet. Não é pra menos pois realmente fica uma delícia. Esse brigadeirão tem uma cara um pouco diferente já que ela não usa o granulado para decorar mas uma calda de caramelo que fica maravilhoso.
Para a calda:
- 1 xícara (chá) de açúcar;
- ½ xícara (chá) de água.
Ingredientes do brigadeirão:
- 8 gemas 120 gramas;
- 2 caixinhas de leite condensado 790 gramas;
- 1 e ½ xícara (chá) de chocolate em pó 50 % cacau 150 gramas;
- 2 xícaras (chá) de leite 420 ml;
- ½ xícara (chá) de manteiga sem sal 100 gramas.
Modo de preparo:
Preste atenção ao tamanho da sua forma pois a quantidade de ingredientes é grande. A forma da Isamara tem 20 cm de diâmetro por 8 cm de altura. Desinformar apenas depois de gelado ajuda a retirar o pudim da forma. E sobretudo, você deve ter notado o brilho da calda sobre o brigadeirão que além de bonito fica delicioso.
Brigadeirão clássico pronto em 20 minutos
Este é o Canal Receitas que Amo apresentado pelo Wesley que prepara a receita clássica de pudim de chocolate mas com uma sacada bem legal no modo de preparo. Com toda certeza isso explicará o título dizendo que fica pronto em 20 minutos. Normalmente leva mais de uma hora no forno em banho maria, não é mesmo?
Ingredientes do brigadeirão:
- 3 ovos;
- 1 lata de leite condensado (395 g);
- 2 caixas de creme de leite (400 g);
- 1 xícara de chocolate em pó (100 g, se preferir, use 75 g de cacau em pó);
- 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (12 g);
- Chocolate granulado para finalizar (opcional).
Modo de preparo:
O segredinho do Wesley é usar uma panela e cozinhar em banho maria mas na boca do fogão. Se você tem daquela panela própria para cozimento em banho maria, melhor ainda. Isso diminuirá bastante o tempo de cozimento e consequentemente a quantidade de gás que você usa. Para mais algumas dicas bacanas acompanhe o vídeo.
Sem forno e sem fogão – Brigadeirão trufado – Rápido e fácil
Essa receita da Andreia do Canal Dika da Naka vai fazer você pensar. Ela usa gelatina no preparo do pudim, porém muita gente não gosta, prefere o tradicional feito com gemas para dar aquela maciez desejada. Por outro lado essa receita é daquelas misturou tudo tá pronto. Não é uma maravilha?
Ingredientes do brigadeirão:
- 500 g de chocolate meio amargo;
- 2 caixas de creme de leite (400 g);
- 1 caixa de leite condensado (395 g);
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor;
- 5 colheres (sopa) de água;
- ½ xícara (chá) de granulado de chocolate.
Modo de preparo:
Veja que interessante a ideia da Andreia. Ela usa o chocolate mesmo e não o pó. Usa ainda o meio amargo diminuindo o sabor doce que o leite condensado deixa. Além, é claro, da gelatina como o elemento firmador sem o calor do forno. Pra mim parece muito uma panna cotta de chocolate, não é mesmo? Enfim, decore com granulado e terá seu brigadeirão.
Conclusão
Não se trata de uma massa de brigadeiro de verdade já que ficaria pesadíssimo e até difícil de cortar. Como disse anteriormente, brigadeirão é apenas um nome pela semelhança de aparência.
Normalmente é preparado com ovos, como manda a receita clássica de todo pudim. Mas a gelatina traz uma oportunidade de leveza e textura ainda mais lisa que não deve ser descartada. Outra questão a se pensar é a quantidade de açúcar final na receita. A tradicional é bem mais gordurosa e com mais açúcar enquanto a de gelatina é um pouco mais saudável, se pudermos dizer assim. Cabe a você tomar a sua melhor decisão.
Outras receitas bacanas que podem lhe interessar e que já publicamos aqui é a panna cotta já citada, o cheesecake recentemente visto ou, para nos mantermos no chocolate, temos o mousse de chocolate e ainda um delicioso bolo floresta negra. Ah… não podemos esquecer do brigadeiro tradicional, não é mesmo?