O nome bife a rolê talvez seja o mais conhecido no Brasil. Bracciola, brachola, enroladinho são outros nomes dado a este prato de origem italiana mas que ganhou versões no mundo todo.
Principalmente é preparado com carne cortada em bife que ganha um recheio quando esse bife é enrolado e preso com palitos de dente. Certamente qualquer carne que possa ser cortada em formato de bife pode ser usada nesse preparo. A versão mais comum por aqui é feita com carne de vaca, normalmente alcatra, patinho ou coxão mole que possuem um volume menor de gordura entremeada.
Por outro lado o file de frango e o pernil suíno são usados com frequência para um bom bife a rolê também, como veremos nas receitas que separamos. Porém as carnes de caprinos, ovinos, outras aves além do frango e até mesmo peixes são usadas com sucesso nesse preparo.
O recheio é um capítulo à parte. Veremos o mais tradicional com bacon, calabresa e cenouras mas você não precisa se prender a isso. Presunto e queijo também fazem sucesso. Azeitonas, milho, pimentão, pimenta doce, queijos consistentes e o que mais sua criatividade imaginar podem ser usados. Lembrando que será cozido e portanto deve aguentar essa operação.
Bife a rolê na pressão
Essa é a receita mais comum que vemos pelo Brasil. Carne de vaca, recheio básico, molho e tudo na panela de pressão. O Diego prepara com todo o capricho que lhe é de costume essa receita deliciosa que combina muito bem com uma macarronada de domingo.
Ingredientes do bife a rolê:
- 800g a 1kg de bife;
- 1 calabresa;
- 200g de bacon;
- 1 cenoura;
- Sal a gosto;
- 5 dentes de alho amassados;
- Pimenta do reino a gosto;
- Palitos para fechar;
- 2 cebolas pequenas;
- 1 sachê de molho pronto;
- 200ml de água;
- Salsinha e cebolinha a gosto;
Modo de preparo:
Como toda receita tem seus segredinhos, tempo de preparo, como trabalhar a carne e montar o recheio. Portanto é importante que você assista ao vídeo e acompanhe o Diego no preparo dessa receita. Não demora tanto assim e você com certeza vai adorar.
Filé de frango a rolê com calabresa
Esse bife a rolê feito com filé de frango fica delicioso. Muito simples e rápido de ser preparado é ideal para as refeições do dia a dia e a correria moderna. A principal diferença desta receita fica por conta da carne mesmo. A Dona Divina de fato prepara o molho e não faz uso destes pacotes prontos. Mas você pode usar se precisar ganhar tempo.
Ingredientes do bife a rolê:
- 500g de filé de frango;
- Sal a gosto;
- Pimenta do reino a gosto;
- Linguiça calabresa cortada em tirinhas;
- Pimentão cortado em tirinhas;
- Cenoura cortada em tirinhas;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 pimenta dedo de moça picada e sem sementes;
- 2 pimentas biquinho;
- Cebola média picada;
- 1 colher de chá de açafrão da terra;
- Pitada de páprica picante;
- 2 colheres de chá de colorau;
- Água quente o suficiente para cozinhar o frango;
- Sal a gosto;
- Raspas de gengibre;
- 1 tomate picado;
- Cheiro-verde picado a gosto;
Modo de preparo:
Repare o cuidado da Dona Divina e como ela prende o bife a rolê de forma diferente da receita anterior. Principalmente os temperos, os tempos e cuidados são os destaques aqui conforme verá. Acompanhe o vídeo e aprenda tudo isso.
Bife suíno recheado
Do Canal Beleza na Cozinha trazemos essa receita de bife a rolê feito com carne suína. Você pode usar por exemplo o pernil, filé mignon, alcatra, lombo, sobrepaleta que são carnes fáceis de serem encontradas em qualquer supermercado. Sobretudo, cuidado apenas com as marcas já temperadas.
Ingredientes do bife a rolê:
- 4 bifes suínos;
- 1 cenoura grande;
- 6 tiras de bacon;
- 4 linguiças fininhas defumada;
- 1/2 limão pequeno;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- Salsa a gosto;
- Pimenta do reino;
- Sal a gosto;
- Palitos pequenos (para prender);
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1/2 cebola grande picada;
- 2 dentes grandes de alho picado;
- 450 ml de água;
- 1/2 sachê de molho de tomate;
- 1 colher (sopa) de colorau;
- 3 tomates sem pele (opcional).
Modo de preparo:
Assim como as receitas anteriores o bife é enrolado (por isso bife a rolê) mas o preparo aqui não é na panela de pressão. Veja que é possível preparar numa panela funda comum. Aliás a única questão é o tempo de cozimento.
Conclusão
Com toda a certeza você percebeu que esta receita é muito simples. Porém você pode torna-la mais sofisticada se usar carnes diferentes, temperos que adicionarão sabores mais exóticos. Isso tudo fica a seu critério, bom senso e principalmente paladar. Sobretudo se usar um molho de tomate feito por você mesmo fica melhor ainda.
E já que falamos em receitas rápidas para o dia a dia, uma sugestão de acompanhamento é o macarrão na panela de pressão. Mas se você não tem duas panelas de pressão pode acompanhar com arroz branco mesmo e uma boa salada verde e até mesmo polenta. Outra opção de carne com legumes é o picadinho de carne tradicional.