O atum com crosta de gergelim é uma receita muito simples de ser preparada e que tem um aspecto muito refinado. Faça em casa e sua família se sentirá em um restaurante cinco estrelas. Principalmente se você usar um dos acompanhamentos que separamos aqui, com aquele capricho na apresentação.
O atum está entre os peixes mais saborosos para se consumir cru. Nesta receita ele não estará exatamente cru mas apenas selado, envolto na crosta de gergelim, mas mantendo o miolo da posta ainda cru.
Sobretudo preparado desta forma o atum pode tanto criar um prato ao estilo oriental quanto com características mais ocidentais. A escolha da tendência é você que definirá seguindo suas preferências.
Um detalhe importante é, com o intuito de manter evidente o sabor do gergelim, este deve estar ainda cru, ou seja, não use gergelim torrado e nem torre antes de aplicar no atum. Isso acontecerá no momento em que você fritar a posta, permitindo que o sabor do gergelim penetre no atum.
Outro lembrete importante é sobre o atum que, como qualquer peixe que se consumirá, deve ser o mais fresco possível. E acima de tudo deve ter um tamanho de posta suficiente para se fazer o corte correto e ainda manter o miolo cru. Isso só é possível quando se usa o lombo do atum. Veja os vídeos e entenderá com facilidade o que estou dizendo.
Atum selado com crosta de gergelim e mousseline
O Leonardo Abreu prepara o atum da forma mais simples e clássica para esta receita. Muito rápida de ser preparada e você só vai precisar de uma frigideira antiaderente, que é fundamental para o atum não grudar, e uma faca muito bem afiada, também fundamental para não despedaçar o atum.
Ingredientes do atum com crosta de gergelim:
- Posta de atum;
- Gergelim branco e preto;
- Azeite;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Esta receita de atum com crosta de gergelim preparada pelo Leo pode-se dizer que tem uma pegada mais ocidental. Tanto é que ele tempera o atum com sal e pimenta e serve acompanhado por uma musseline. Entretanto você pode também temperar o seu mesmo se pretende ser mais oriental. Afinal gosto não se discute, não é mesmo? Aliás se quiser preparar a musseline também veja nosso artigo sobre ela.
Atum selado com gergelim
O Chef Marlus do Canal Soul Chefs prepara uma receita de atum com crosta de gengibre e dá duas propostas de apresentação, uma ao estilo oriental que é sua especialidade e outra mais ocidental com purê de mandioquinha. Veja como é simples e ainda como ficam bonitos os pratos.
Ingredientes do atum com crosta de gergelim:
- Maionese;
- Molho de pimenta;
- Cebolinha;
- Posta de atum;
- Gergelim branco e preto;
- Azeite.
- Brotos diversos para decorar e acompanhar.
Modo de preparo:
Com toda certeza você notou que não há sal na receita pois o oriental prefere o sabor do atum mais limpo. Além disso o azeite e o gergelim já darão um toque especial ao peixe. Use o molho para um toque de sabor extra. E assim como fez o Chef Marlus, decore seus pratos com brotos diversos para deixá-los mais apetitosos ainda.
Incrível lombo de atum com molho tarê
Certamente não poderíamos deixar de trazer a versão do atum com crosta de gergelim acompanhado do famoso molho tarê, que é um sucesso da culinária oriental. Principalmente de sabor adocicado e levemente picante o molho fará uma grande diferença no seu prato em contraste com o sabor do atum e a cebolinha fresca. Isso ficou por conta do Fernando Adore em seu canal.
Para o tarê:
- 100 ml de molho shoyu;
- 100 g de açúcar refinado;
- 50 ml de vinagre de arroz;
- 50 ml de água;
- 60 g de gengibre picado;
- 1 pimenta dedo de moça;
- 1 dente de alho.
Ingredientes do atum com crosta de gergelim:
- 220 g de lombo de atum;
- Gergelim preto e branco crus;
- Fio de azeite;
- Cebolinha a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente vamos falar do molho tarê que o Fernando prepara. Podemos dizer que o tarê simples não leva gengibre, pimenta ou alho mas esses acréscimos trazem um sabor especial ao molho e fica ótimo com o atum. Já para o atum com crosta de gergelim ele não usa nada para grudar o gergelim, simplesmente empana com a umidade da carne do atum. Por certo também não usa sal para temperar o atum, já que tem o molho tarê para acompanhar.
Conclusão
Muito simples de preparar e também muito elegante. Ótimo para uma refeição de verão com proteína de qualidade e carboidratos bacanas quando acompanhado de purê ou musseline. Saladas verdes ou legumes na airfryer completam essa refeição maravilhosa.
Por outro lado também pode ser muito bem colocado numa roda de amigos, servido com o tarê e acompanhado de uma boa cerveja gelada para um final de tarde gostoso. Conheça melhor o gergelim também para um uso adequado.
Para uma receita semelhante temos o salmão com salada ao estilo grego, um verdadeiro sucesso mediterrâneo ou o ceviche peruano também delicioso. Mas se procura uma refeição com peixe e quer algo com mais substância temos o tambaqui assado que aliás é rico em ômega 3. Já se a questão são os petiscos, a conserva de gengibre acompanha bem este prato.