O arroz branco simples, aquele feito com um mínimo de ingredientes, além de barato e fácil vai muito bem com quase tudo que acompanha na comida brasileira. Sobretudo seu parceiro incansável é o feijão. Juntos estão na mesa de todas as famílias brasileiras pelo menos 4 vezes por semana.
O arroz possui diversas variedades, embora algumas delas com propósito bem definido como os arbóreo e carnaroli para se fazer risoto, as variedades orientais para sushi, os pretos e vermelhos mais duros para cozimento bem mais demorado. Quer saber mais sobre o arroz, tipos, utilidades… clique aqui.
Hoje, todavia, vamos falar do arroz branco simples e dar algumas dicas para um toque do chefe.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de óleo;
- Meia cebola pequena picada;
- 1 dente de alho pequeno picado;
- 1 e meia xícara (chá) de arroz;
- Sal a gosto;
- 3 xícaras (chá) de água fervente.
Modo de preparo:
- Escolha o arroz, limpe qualquer sujeirinha que apareça. Lave e escorra por umas 3 ou 4 vezes ou até a água não ficar mais turva;
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até que estejam transparentes;
- Junte o arroz e refogue bem até ficar brilhante;
- Adicione o sal, mexa e experimente. Não deve ficar salgado demais pois com o cozimento e a água que se evapora o sal se concentrará;
- Assim que levantar fervura, abaixe o fogo, tampe a panela parcialmente e deixe cozinhar até a água secar. Cuidado aqui para não queimar;
- Desligue o fogo e deixe tampada a panela por 5 minutos para terminar o cozimento do arroz branco.
Dicas:
Para um toque de chefe você pode acrescentar salsinha, cebolinha ou ambas, cortadas miúdas no final. Mexa suavemente com uma espátula.
Você pode substituir a água do cozimento por caldo de galinha ou de legumes. Se usar aqueles tabletes, lembre-se de tirar o sal pois eles já possuem bastante. Portanto, o melhor é usar um caldo feito por você mesmo.
Se quiser ir um pouco além, você pode ver nossas 7 receitas de arroz para o seu dia-a-dia ou pode usá-lo para preparar um delicioso arroz à grega. E aqui em casa o arroz branco não pode faltar acompanhando uma bela galinhada.
Aliás, em alguns dias o que queremos mesmo é um bom prato de arroz, feijão e um omelete de primeira para matar a fome. Não é mesmo?