Ambrosia

Ambrosia o manjar dos deuses

Ambrosia era o nome dado a um doce na Grécia antiga que alimentava os deuses mitológicos e os tornava imortais. Portanto era também chamado de “manjar dos deuses” por este motivo. Diziam ser feito à base de néctar. E que se um mortal comum o consumisse morreria. Já se oferecido pelos deuses a algum humano, este sentiria imensa felicidade. A palavra de raiz grega significa “divino e imortal”.

Muito mais próximo da nossa realidade a ambrosia é um doce criado na região da Península Ibérica ainda na Idade Média. Aliás muitas receitas doces com ovos e açúcar foram criadas na mesma região e época.

A receita chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses e fez muito sucesso, principalmente nos estados do sul e sudeste do país. Aqui ganhou algumas pequenas adaptações para além do leite, ovo e açúcar. Canela, cravo, baunilha são alguns exemplos de acréscimos brasileiros.

Separamos três formas diferentes de fazer a ambrosia. Você verá que os ingredientes são praticamente os mesmos mas cada chef tem suas práticas próprias. Algumas passadas em família outras por experiência.

Aproveite porque este doce é simples de preparar e muito gostoso.

Cursos de Culinária

Ambrosia | Manjar dos deuses | Receita da vovó

A Leodenice Camargo prepara em seu canal esta deliciosa receita de ambrosia da forma mais tradicional aqui no Brasil. É um doce fácil de fazer mas tem várias pegadinhas para realmente ter sucesso, para que tenha realmente a qualidade de manjar dos deuses.

Ingredientes da ambrosia:

  • 2 l de Leite Integral;
  • 400g de Açúcar Cristal;
  • 4 Ovos;
  • 4 Cravinhos;
  • 1 Rama de Canela.

Modo de preparo:

Logo de cara a Leodenice já deixa claro a importância de uma boa panela grande o suficiente para que o leite não derrame quando ferver. Não abandonar a panela no fogo também é importante para evitar o desastre. Finalmente me chamou a atenção o modo como ela prepara o açúcar. Assista e veja.

Como fazer ambrosia – Doce fácil e delicioso

Do Canal Thaí vem esta receita de ambrosia que faz uso dos mesmos ingredientes da anterior porém de forma diferente em seu modo de preparo. É interessante reparar como os ovos são tratados em ambas as receitas.

Ingredientes da ambrosia:

  • 1 litro de leite integral;
  • 1 xícara de açúcar (200ml) (Se gostar de doce bem doce pode colocar 2 xícaras);
  • 1/2 limão;
  • 4 ovos inteiros sem a película;
  • Gotas de baunilha, canela em pau, cravo da índia à gosto.

Modo de preparo:

Repare como a chef peneira os ovos para retirar aquela película que reveste a gema e algumas pessoas não gostam, dizem que deixa um cheiro forte de ovo. Ela então bate apenas com o garfo os ovos e acrescenta o limão. Assista ao vídeo e veja como os grumos dessa receita ficam grandes.

Receita da bisavó – Ambrosia

Outra receita com os mesmos ingredientes e um modo de fazer diferente, do Canal Receitas da Mama. De acordo com alguns comentários do vídeo dizem que é a melhor receita. É bacana ver como as receitas das avós e bisavós ainda fazem sucesso e são muito simples e práticas de preparar.

Ingredientes da ambrosia:

  • 1 litro de leite integral;
  • 7 ovos inteiros;
  • 3 xícaras de açúcar;
  • 1 colher de café de baunilha;
  • Canela em pau, cravo da índia a gosto.

Modo de preparo:

É interessante como ela mistura os ingredientes secos aos ovos, e que quantidade de ovos heim… Tudo é acrescentado ao leite ainda frio. Aliás a menor quantidade de leite em relação aos outros ingredientes entre todas as receitas daqui. Esta receita parece render bem mais já que os grumos são criados pelos ovos.

Conclusão

Parece unanimidade que a ambrosia é realmente um manjar dos deuses, independentemente dos mitos serem ou não verdade.

Além de delicioso é um doce que você pode ainda, com poucas variações, atender a diversos paladares. Por exemplo a quantidade de açúcar definirá o quão doce a ambrosia será. Se deixa-lo ao ponto de caramelo a ambrosia será moreninha mas se não o fizer ela será mais clarinha. E sobretudo, se peneirar os ovos retirando a película, o sabor forte de ovos é amenizado. Contudo alguns poucos cravos ou canela, baunilha, limão e laranja podem trazer aroma e sabores sutis muito agradáveis a receita, mas use com cautela, não exagere.

Se você quer ver outras receitas tradicionais de doces podemos sugerir o pastel de Belém, as 7 receitas de arroz-doce ou então o doce de abóbora ou ainda o pudim de pão para aproveitar alguma sobra por ai.

Complete sua cozinha:

Rolar para cima